Meu colega de trabalho não faz nada, o que eu faço?

Meu colega de trabalho não faz nada!

Essa frase parece familiar para você? Pois é! Saiba que você não está sozinho. Hoje, vemos muitas pessoas se queixando de colegas de trabalho que são “preguiçosos”, desorganizados ou simplesmente desatentos aos prazos e metas. Isso, no longo prazo, pode minar as relações interpessoais no ambiente corporativo, gerando muito desgaste e mal-estar.

Mas, como lidar com isso? O que fazer quando o meu colega de trabalho não faz nada? Veja algumas recomendações no conteúdo abaixo.

Meu colega de trabalho não faz nada, o que eu faço?

“Meu colega de trabalho não faz nada, o que eu faço?!”. Antes de responder a essa pergunta, é importante mencionar que você não deve simplesmente acatar todas as tarefas do seu colega, a fim de não perder um prazo de toda a equipe. Isso apenas tornará a relação ainda mais desgastada, além de fazer com que você acabe ficando sobrecarregado no trabalho.

Veja, portanto, algumas alternativas que tendem a ser mais positivas:

1- Converse de maneira franca e respeitosa

O primeiro passo sempre será o diálogo. É muito mais valioso eu conversar com o meu colega de trabalho que não faz nada, do que já “brigar” ou levar a situação até o superior. Às vezes a pessoa é apenas desatenta e ainda não percebeu as consequências dos seus atos, ou então, pode não ter se dado conta que você está sobrecarregado e ela com menos trabalho. Acredite, isso acontece.

2- Se a questão for saúde mental, ofereça algum suporte a ele

Você sabia que muitas vezes o seu colega pode parecer “preguiçoso”, mas, na verdade, os comportamentos dele podem estar apontando alguma questão de saúde mental? Por isso é tão importante conversar antes de “brigar”.

Dessa forma você pode oferecer e sugerir alguns caminhos para ele lidar com essa questão, como por exemplo, dizendo para que ele procure um psicólogo (até mesmo nas faculdades de psicologia, onde o atendimento é gratuito), para assim ter um olhar mais apurado e profissional sobre o caso.

3- Procure manter a calma e nunca leve para o lado pessoal

Jamais perca a calma ou confronte a outra pessoa. Afinal, a partir do momento em que brigamos com alguém, nós perdemos a razão. Da mesma maneira, jamais leve para o lado pessoal: a relação é no trabalho e deve ser tratada como tal.

4- Tente sempre ser um bom exemplo

Ser um bom exemplo pode ajudar, especialmente se o seu colega de trabalho é novo na área de atuação ou não tem experiências com o mercado de trabalho. Às vezes, ele pode estar se espelhando em alguém… Atente-se a isso.

5- Se é você quem delega as tarefas, seja o mais claro possível

Se por acaso é você quem delega tarefas ao seu colega, seja o mais claro possível. Estabeleça prazos precisos e dê um briefing completo e sem falhas na comunicação. Reforce a conversa ao questionar quais são as dúvidas do seu colega, pois acredite, há quem tenha receio de demonstrar dúvidas e perguntar. Portanto, foque no diálogo.

6- Se nada adiantar, converse com o seu superior

Claro que se nada adiantar, e você ainda perceber que o discurso que diz que “meu colega de trabalho não faz nada” ainda persistir, converse com o seu superior. Às vezes, apenas o RH poderá solucionar o caso. Não sinta vergonha de falar sobre o assunto, afinal, a sua saúde mental também está em jogo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.