Auxílio emergencial 2022: Benefício vai voltar a ser pago? Confira

De acordo com o Ministro da Cidadania, João Roma, Auxílio Emergencial foi pago em um momento muito específico para o país

Estamos completando quase três meses desde a última vez em que o Auxílio Emergencial foi pago para os cidadãos brasileiros. De lá até aqui, milhares de pessoas estão tentando fazer pressão para que o Governo Federal retome esses pagamentos. Mas a cada dia que passa, as chances vão se tornando cada vez menores.

Quem está dizendo isso é o próprio Ministro da Cidadania, João Roma. Só nesta semana, ele deu duas declarações públicas afirmando que o Auxílio Emergencial não vai voltar. Primeiro ele disse isso em entrevista para o Correio Braziliense, e neste domingo (16), ele voltou a falar sobre o assunto.

Em seu perfil oficial do Twitter, João Roma disse que não dá para comparar a nova versão do Bolsa Família com o antigo Auxílio Emergencial. De acordo com ele, o projeto que chegou ao fim no final de outubro não deve mais fazer parte do calendário de benefícios sociais do Governo este ano.

“Não dá pra comparar o Auxilio Brasil com o Emergencial. O Auxílio de 2020 não era permanente e cobria também autônomos num momento que estados e municípios decretaram lockdown. Foi um reparo emergencial”, disse o Ministro em sua conta oficial do Twitter ainda neste domingo (16).

“O Auxílio Brasil dobrou o valor e incrementou o número de beneficiários de um programa continuado de transferência de renda. Essa foi a determinação do Presidente Jair Bolsonaro. O resto é distorção da realidade”, completou o Ministro no mesmo momento. Ele não explicou, no entanto, qual seria essa “distorção da realidade” a que ele estava se referindo.

Queda no número de usuários

Por mais que o Ministro João Roma diga que não dá para comparar os auxílios em questão, o fato é que é inegável que existe uma queda no número de atendidos por programas sociais no Brasil entre os anos de 2021 e 2022.

No ano passado, algo em torno de 44 milhões de pessoas chegaram a receber algum benefício como Auxílio Emergencial ou Bolsa Família. Para este ano de 2022, a tendência é que cerca de 17,5 milhões de usuários recebam.

Pandemia voltou a piorar

Nesse contexto, é importante dizer também que a situação da pandemia voltou a piorar no Brasil. Em mais de uma oportunidade, membros do Governo Federal chegaram a prometer que o Auxílio Emergencial, voltaria se isso acontecesse.

Mas não é isso o que vai acontecer aparentemente. De acordo com informações de bastidores, o Governo não vê necessidade de retorno do Auxílio Emergencial nem mesmo com o aumento de casos de Covid-19 e o retorno da restrição de serviços.

Auxílio Brasil deve começar nesta semana

O foco do Governo neste momento é portanto o Auxílio Brasil. O programa que está substituindo o Bolsa Família está garantido pelo menos até o final deste ano de 2022. É o que se sabe oficialmente.

Recentemente, aliás, eles divulgaram o calendário oficial do programa. E agora já se sabe que os repasses de janeiro irão começar já nesta terça-feira (18), para o público que possui o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.