Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

3.7/5 - (41 votes)

Auxílio emergencial 2022: Benefício vai voltar a ser pago? Confira

De acordo com o Ministro da Cidadania, João Roma, Auxílio Emergencial foi pago em um momento muito específico para o país

Estamos completando quase três meses desde a última vez em que o Auxílio Emergencial foi pago para os cidadãos brasileiros. De lá até aqui, milhares de pessoas estão tentando fazer pressão para que o Governo Federal retome esses pagamentos. Mas a cada dia que passa, as chances vão se tornando cada vez menores.

Quem está dizendo isso é o próprio Ministro da Cidadania, João Roma. Só nesta semana, ele deu duas declarações públicas afirmando que o Auxílio Emergencial não vai voltar. Primeiro ele disse isso em entrevista para o Correio Braziliense, e neste domingo (16), ele voltou a falar sobre o assunto.

Em seu perfil oficial do Twitter, João Roma disse que não dá para comparar a nova versão do Bolsa Família com o antigo Auxílio Emergencial. De acordo com ele, o projeto que chegou ao fim no final de outubro não deve mais fazer parte do calendário de benefícios sociais do Governo este ano.

“Não dá pra comparar o Auxilio Brasil com o Emergencial. O Auxílio de 2020 não era permanente e cobria também autônomos num momento que estados e municípios decretaram lockdown. Foi um reparo emergencial”, disse o Ministro em sua conta oficial do Twitter ainda neste domingo (16).

“O Auxílio Brasil dobrou o valor e incrementou o número de beneficiários de um programa continuado de transferência de renda. Essa foi a determinação do Presidente Jair Bolsonaro. O resto é distorção da realidade”, completou o Ministro no mesmo momento. Ele não explicou, no entanto, qual seria essa “distorção da realidade” a que ele estava se referindo.

Queda no número de usuários

Por mais que o Ministro João Roma diga que não dá para comparar os auxílios em questão, o fato é que é inegável que existe uma queda no número de atendidos por programas sociais no Brasil entre os anos de 2021 e 2022.

No ano passado, algo em torno de 44 milhões de pessoas chegaram a receber algum benefício como Auxílio Emergencial ou Bolsa Família. Para este ano de 2022, a tendência é que cerca de 17,5 milhões de usuários recebam.

Pandemia voltou a piorar

Nesse contexto, é importante dizer também que a situação da pandemia voltou a piorar no Brasil. Em mais de uma oportunidade, membros do Governo Federal chegaram a prometer que o Auxílio Emergencial, voltaria se isso acontecesse.

Mas não é isso o que vai acontecer aparentemente. De acordo com informações de bastidores, o Governo não vê necessidade de retorno do Auxílio Emergencial nem mesmo com o aumento de casos de Covid-19 e o retorno da restrição de serviços.

Auxílio Brasil deve começar nesta semana

O foco do Governo neste momento é portanto o Auxílio Brasil. O programa que está substituindo o Bolsa Família está garantido pelo menos até o final deste ano de 2022. É o que se sabe oficialmente.

Recentemente, aliás, eles divulgaram o calendário oficial do programa. E agora já se sabe que os repasses de janeiro irão começar já nesta terça-feira (18), para o público que possui o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

3.7/5 - (41 votes)

Veja o que é sucesso na Internet:

35 Comentários
  1. LUZIENE DOS SANTOS Diz

    LUZIENE DOS SANTOS eu estou desempregada tenho vários tipo de doença não tenho renda Nei uma recebia o bolsa família no valor de 91 real foi cortada quando veio o auxílio emegecial passei a receber mais acabou estou dependendo dos vizinhos o a gora como eu faço para pagar minhas contas

  2. Austrajélido Diz

    Esse bozonazi nao se elege mais. Vai ficar em terceiro ou quarto lugar.

  3. Maria vamdes de souza Diz

    Quanta injustica, diante de uma pandemia terrivel e do desemprego hororoso o governo beneficia uns e abandona outros, aumentou o beneficio de uns e cortou de outros.
    Se tivesse uma boa organização e passassem um pente fino, todos aquele que mais precisa estaria sendo beneficiado.
    É lamentável chega ser revoltante, más vamos para frente.

  4. Karla Diz

    Boa tarde
    Pq. Somente os pais solteiro vão receber o auxílio, quer dizer que outras pessoas, não vão receber, tem muitas mães de família, que precisa e dependi do auxílio, assim como eu e outras familias precisam muito..
    Não é muito mas já ajuda..
    E amenisa mais um pouco..

  5. Iranete Diz

    Pessoas que não precisa recebem bolsa miqzera e os que realmente precisa não recebem .governo precisa ver isso aí

  6. Taciana m Silva Diz

    Minha filha tem 4 filhos e não recebeu. 1200 e nem 600 eu já não faço parte da bolsa família dela a muito tempo pois como trabalhava de carteira assinada achei que tinham mi tirado do cadastro dela fiz o meu cadastro pelo Internet

  7. Cristiane Aparecida de Jesus b Diz

    Oque temos pra hoje Vamos pular carnaval em casa e mais saudáveis só Deus poderiam mudar nossa história mais só temos pra hoje pular carnaval em casa fantasia. E máscara não saio da moda nome nosso carnaval contra Coronavirus local em CSA fantasia máscara luvas química álcool gel não faz mal e te proteje beijo opa com máscara feliz ano novo bom carnaval ✨💃😷🤕😷😷😷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🥂✨💰💋💋💋😷👯 pula carnaval em casa🏠. 😷 longe do hospital🏥

  8. Regiane aparecida de oliveira ferreira Diz

    Porque nós do BPC não tivemos o abono natalino, igual os beneficiários do bolsa família

  9. Meire Santos Diz

    Porque só o pessoal inscrito em programas tem previlegios não tenho filhos menores, eu e meu esposo estamos desempregados não temos ajuda do governo estadual, municipal nem federal e muitos que nem precisam recebem dos três governos acho isso muito desigual reveja isso com mais carinho pelos que não recebem nada e com o salário que é pago ao povo é do que sobrevivemos pobre ajudando pobre e os políticos fazendo seus aumentos salariais vergonhoso para nós não tem de onde tirar

  10. Rosemeire aparecida Ribeiro da Silva Diz

    Então no dias de eleição todos os candidatos quer voto como podemos da voto sendo que eles não faz nada só dá o benefício para quem não precisa o auxílio bolsa Bolsa Brasil mesmo tiraram o auxílio emergencial por causa do bolsa Brasil pocha o bolsa Brasil já não estava ganhando porque tirou o auxílio emergencial para dar o benefício para o bolsa Brasil o serto e voltar o normal de antes e volta com o auxílio emergencial porque não e só o bolsa Brasil que precisa agora vamos ver no dia da eleição se vão querer votos

  11. Gildete Diz

    Presidente Jai Bolsonaro vossa senhoria tem mesericordia das pessoas que está desempregada com os filhos passando fome sem poder alimentar o senhor porque vc presidente não continua pagando os 600 reais pras família. Colocamos vc aí foi pra nós ajudar agora o senhor ajuda só guem já tem os que não tem pode morrer né l

  12. Eduardo Diz

    O dinheiro é do povo, a maioria dos cidadãos estão passando necessidades. Vamos ajudar o povo !

  13. Fernando Rosas Diz

    PORRA, ESSE JÃO ROMA, NÃO ESTÁ VENDO QUE COM ESSA MERDA DE PANDEMIA, ESTÁ MAIS DIFÍCIL DE S ARRUMAR UM EMPREGO. ENTÃO, ESTAMOS NESSA DIFICULDADE. SE TU ÉS UMA PESSOA DIGNA, MINISTRO DA CIDADANIA, ME DIGA O QUE CUSTA AJUDAR O POVO BRASILEIRO. NÃO VÁ NA ONDA DO BOZO, FAÇA O QUE DEVE SER FEITO, AJUDE-,NOS.

  14. MairaAndradeRibeiro Diz

    Senhor Presidente se não sabe fica trabalhar se tanta lojas fechando o índice de desemprego aumentando e o salário dos deputados ,prefeitos governadores e etc….só engordando , impostos aumentado e vai pra onde mesmo esse dinheiro? Põe esse auxílio estamos precisando

  15. Marli Diz

    O que o governo fez foi uma tremenda sacanagem, o povo do bolsa família ja recebia o auxílio, se fosse pra parar de pagar, porque não deixou o auxílio de 250 para todos, eles falam que tirou os 250 dos informais e esquecem que nem todos são informais,são desempregados mesmo. Será que ele pensa que com o voto do pessoal do bolsa família ele se elege novamente.

  16. Roselene Lucia da Silva Diz

    Não acho justo alguns moradores de rua receberem auxílio se sabemos que muitos só querem pra beber álcool enquanto muitos como eu ralo pra fazer uma faxina pra no mínimo pagar o meu aluguel e outras despesas do qual é necessário deveriam era mesmo fazer vistoria nas casas e ver realmente a situação das famílias

  17. Maria vandes de souza Diz

    Eu, também estou passando dificuldades, o governo resolveu fazer exceção ,beneficia uns e outros não.Estamos saindo de uma pandemia terrivel.
    Diante do desemprego o governo acolheu uns aumentando a renda e abandonou outros cortando o auxilio emergencial que era a única fonte de renda.
    Deixou os mais carente passando necessidade, vamos pra frente.

  18. Vanderley Fonseca da Silva Diz

    Sou pai solteiro estou cadastrado no cadunico vou ter direito no auxílio retroativo

  19. Irlan Diz

    Isso não é justo o auxílio emergencial tem que voltar, o povo tá precisando presidente.

  20. Edneia Farago Diz

    Eu queria saber se é só para os pais solos que vão receber o auxílio retroativo, porque eu sou mãe solo e até agora não recebi a minha primeira parcela.
    Direitos iguais a todos.

  21. Paulo Roberto Vieira Diz

    Com a continuidade das variantes acredito quê o nosso governo deve voltar com o auxílio porquê nós os colocamos onde estão o dinheiro é do povo para o povo é nosso trabalho quê coloca Brasil entre as maiores potências do mundo ou volta esse auxílio ounão serão reeleitos depois presidente você coloca sua equipe econômica na sua conta do prejuízo e também seu futuro na política no lixo.

  22. Paulo Sérgio Teixeira Diz

    Interessante! Conheço mães que tem 3 filhas e o marido pega o cartão vai encher a cara de cachaça ou de drogar com o dinheiro do auxílio, enquanto os mais necessitados não recebe, isto é um absurdo.

  23. Márcia Regina Ramos De Oliveira Sousa Diz

    Oi gostaria de saber pq o auxílio Brasil pra uns vem 400 reais e pra outros não vem esse valor o presidente não falou que seria o valor só pra todos os beneficiários e o auxílio gás também

  24. Zeneide Santos Ferreira Paraíba Diz

    Vamos dar o troco a esses bando de safados, estamos em ano de eleição

  25. Catia Façanha Diz

    Pandemia não acabou !!!!!O auxílio tem que continuar !!!!

  26. Gisele Diz

    A maior sacanagem so bolsa familia receber o direito sao iguais tem familia passando fome por que nao tem o auxílio emercial mais e com essa chuva quantas pessoas perdeu tudo vamos olhar isso ai sr presidente vos coperar com o nosso povo brasileiro

  27. Amber... Diz

    Yes presidente Jair Bolsonaro… aprovado lês.da o valor aumenta do Euro 💶….E ….. ministério da cidadania cardê.. única…negar tudo.. errado….cem conceição.. comentário

  28. Ana Diz

    A verdade quem tem o bolsa familia nao poderia recebe.pq ja tem sua renda.isso que eles fizeram foi sacanagem..
    Pq nen todos consiguir fazer o bolsa familia ..eu tenho 4 filhos estou desempregada e nao tenho nen uma renda

  29. Nadir Tasso Diz

    So.meu marido trabalhando pagamos aluguel tenho uma irmã comigo idosa que cuido sem pensão alguma não consegui nada me ajudem está muito difícil

  30. Diogo Diz

    O auxílio tem que voltar São muitas famílias não cadastradas no programa bolsa família ou auxílio brasil no entanto muitas pessoas passam fome a covid19 tendo aumento nos casos e essa nova onda da covid19 Tb com mais uma gripe H2N3 e medidas restritivas nos Estados int quem não trabalha é está passando fome será que vai morrer de fome mesmo?
    Microempreendedores fechando tu

  31. Carmem machado Diz

    Como pode governo pagar esta guantia permanente pra maes solteira ja pensou guantas meninas 13 15 anos vao fazer filho pra nao trabalhar ???? Homens tbn esqueceram dos BPC que passaram pandemia tbn negaram pros idosos e liberaram pra estes vcs nao precisam ne remedio caro alimento aluguel etc???? Por favor liberam ????

  32. Neuselina Diz

    Eu estou desempregada e nao recebo auxilio nenhum estou sem saber o que fazer preciso de ajuda nem o número do NIS não consegui ainda.O auxílio tem que voltar

  33. Wilson romano Diz

    A legau estamos precisando as coisas estão ruim os brasileiros está na mal cituaçao

  34. Decio theodoro fortes Diz

    Estou desempregado e não tenho ganho algum e cortaram meu auxílio o gue posso fazer

  35. José de oliveira anastacio Diz

    O meu axilio não ta liberado porque to precizando tanto minha firma e um ava jato de carro .tenho 8 filhos to passando sufoco me ajuldevsou por favor.até agora não recebi porque.Será que fui cortado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.