Auxílio Emergencial 2022: benefício será liberado?

Embora as conversas quanto a prorrogação do programa tenha crescido, o Ministério da Cidadania se mantem firme na decisão de não liberar o Auxílio Emergencial. Só em 2021, o benefício contemplou cerca de 39 milhões de pessoas.

O Congresso Nacional voltou a discutir a possibilidade de uma renovação do Auxílio Emergencial com valor de R$ 600 em 2022. Os debates foram paralisados devido ao período de Carnaval, mas já retornaram às mesas dos parlamentares.

Embora as conversas quanto a prorrogação do programa tenha crescido, o Ministério da Cidadania se mantem firme na decisão de não liberar o Auxílio Emergencial. Só em 2021, o benefício contemplou cerca de 39 milhões de pessoas.

Mesmo diante todas as investidas contrárias, vários políticos não medem esforços na tentativa de retomar o Auxílio Emergencial, a exemplo do deputado federal, Renildo Calheiros, que ressaltou a importância da ajuda monetária para as famílias vulneráveis.

Veja também: Valores a receber do auxílio emergencial 2022: Resgate os valores não sacados

Calheiros ainda enfatizou que a situações dos milhares brasileiros que estão desamparados, mesmo com a implementação do Auxílio Brasil, programa social que substituiu o Bolsa Família.

Segundo informações da equipe da Cidadania, cerca de 25 milhões de cidadãos ficaram desamparados com o fim do Auxílio Emergencial em outubro do ano passado, mês em que pagou a sétima e última parcela referente à última renovação do programa.

Conforme o ministro da pasta, João Roma, apenas uma parcela composta por três milhões de pessoas foi considerada elegível ao Auxílio Brasil e devidamente incluídas na nova transferência de renda.

Vale ressaltar que o Auxílio Emergencial também é defendido pelo pré-candidato à presidência da República, André Janones, que destacou que “pobre não é problema! Colocar dinheiro na mão do pobre vai melhorar a economia”.

Todavia, embora haja movimentação por parte dos deputados nos bastidores do Congresso Nacional, não há nenhuma expectativa quanto a liberação do Auxílio Emergencial este ano. Isso porque, o Governo Federal continua afirmando não ter condições financeiras para bancar uma nova rodada do programa.

Pagamento do Auxílio Emergencial 2022

As parcelas retroativas já estão sendo concedidas ao pais solteiros de direito. Vale salientar que é necessário ter recebido ao menos uma das cinco primeiras parcelas concedidas pelo Auxílio Emergencial em 2020.

Os valores estão sendo depositados na conta poupança digital do Caixa Tem. Por ela é possível movimentar o benefício facilmente através dos serviços disponibilizados na plataforma.

Contudo, é preciso enfatizar que os recursos devem ser sacados em até 120 dias, conforme as regras da equipe da Cidadania.

Pagamentos irregulares do benefício

De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), o Governo Federal teve um prejuízo de aproximadamente R$ 808 milhões com pagamentos indevidos realizados ainda em 2020.

Tais repasses são referentes a prorrogação do benefício, que ocorreu entre os meses de setembro e dezembro do ano mencionado. Segundo o Governo, 1,8 milhão de pessoas receberam o auxílio emergencial indevidamente, o equivalente a 3,2% do total de beneficiários.

Neste sentido, do total irregular:

  • 15,7 mil possuem indicativo de morte;
  • 38,2 mil estão presos em regime fechado;
  • 16,7 mil residem no exterior;
  • 822 mil tinham trabalho com vínculo formal;
  • 240 mil tinham renda mensal ao superior estabelecido pelo programa;
  • 18 mil beneficiários tinham mais de um benefício;
  • 75,6 mil beneficiários receberam mais parcelas que o permitido;
  • 160,6 mil receberam o auxílio junto a benefícios do INSS;
  • 422,2 mil receberam o Bolsa Família ao mesmo tempo, com valor superior ao teto.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.