Auxílio emergencial 2021: veja o que será pago neste segunda, 04

Nesta segunda-feira, 04 de outubro, não será diferente. A Caixa vai liberar o benefício em espécie para os trabalhadores informais

O auxílio emergencial segue sendo pago em todo o país. A Caixa Econômica Federal (CEF) trabalha, no momento, com a liberação da 6ª parcela do benefício. Após completar os depósitos nas contas sociais, o banco agora efetuará a liberação do saque em espécie.

Veja também: Guedes revela que ministro da Cidadania irá prorrogar o auxílio emergencial

Nesta segunda-feira, 04 de outubro, não será diferente. A Caixa vai liberar o benefício em espécie para os trabalhadores informais inscritos no auxílio via site ou CadÚnico e que são nascidos em janeiro. O depósito para esse grupo aconteceu no dia 21 de setembro.

O  recurso esteve disponível para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual ou QR code, pelo aplicativo Caixa Tem. Os saques e transferências da 6ª parcela serão liberados a partir desta segunda-feira, 04 de outubro.

Veja, abaixo, o calendário da 6ª parcela do auxílio emergencial para o público geral:

Mês de nascimento

Data do pagamento

Saques e transferências

Janeiro

21 de setembro

4 de outubro

Fevereiro

22 de setembro

5 de outubro

Março

23 de setembro

5 de outubro

Abril

24 de setembro

6 de outubro

Maio

25 de setembro

8 de outubro

Junho

26 de setembro

11 de outubro

Julho

28 de setembro

13 de outubro

Agosto

29 de setembro

14 de outubro

Setembro

30 de setembro

15 de outubro

Outubro

1º de outubro

18 de outubro

Novembro

2 de outubro

19 de outubro

Dezembro

3 de outubro

19 de outubro

 

Os trabalhadores podem esclarecer as dúvidas pela central telefônica 111 da Caixa, que funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, existem informações no site da Caixa Econômica Federal. Também é possível consultar a página do auxílio no site da Caixa ou a página de consulta do auxílio no site do Ministério da Cidadania.

Prorrogação do auxílio emergencial 2021

De acordo com informações da imprensa de todo o país, o Governo Federal se prepara para prorrogar o auxílio emergencial até 2022. Há toda uma expectativa para extensão do benefício por mais 6 meses, ou seja, com o programa sendo liberado até maio de 2022.

Caso isso se confirme, o programa acabaria entrando portanto no ano de 2022. E poderia chegar ainda mais próximo das eleições do próximo ano. A avaliação é que isso poderia ser bom para Bolsonaro.

Outro ponto que ainda falta discutir é a questão do patamar de pagamentos. Há, dentro do Governo Federal, quem defenda que o Planalto deveria seguir fazendo liberações, mas com valores ainda mais baixos. Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, o nível dos repasses varia entre R$ 150 e R$ 375.

Com a ação, o benefício que se iniciou durante o ano de 2020 seguiria até o próximo ano. Inicialmente, o objetivo era de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade durante a pandemia. Desse modo, com a continuidade dos altos números de casos de Covid-19, o programa permaneceu necessário.

Assim, após diversas extensões o pagamento do Auxílio Emergencial possui previsão de se encerrar neste mês de outubro. Em seguida, o planejamento era de lançar o Auxílio Brasil, ou seja, programa que substituiria o Bolsa Família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.