Auxílio emergencial 2021 tem irregularidades mesmo com reanálises

De acordo com o Dataprev, as reanálises nas contas dos usuários acontecem mensalmente. No entanto, os golpes continuam

O Governo Federal perdeu bilhões de reais com pagamentos indevidos no Auxílio Emergencial no ano passado. Esse dinheiro poderia ter servido para pagar o benefício para milhões de pessoas que realmente estavam precisando da quantia. Por isso, a ordem é não deixar isso ocorrer novamente. 

De acordo com informações de dentro do Palácio do Planalto, o Dataprev está realizando reanálises nas contas dos beneficiários. Isso serve justamente para que eles consigam chegar em possíveis erros e assim eles poderiam realizar os cancelamentos. No entanto, por que mesmo assim as fraudes continuam acontecendo? Essa é a questão.

Nas redes sociais, não faltam relatos de pessoas que afirmam conhecer parentes, vizinhos, conhecidos e amigos que estão recebendo o Auxílio de forma irregular. Como então esses brasileiros estão conseguindo passar por esse crivo do Dataprev? O que o Governo Federal tem a dizer sobre essa questão?

De acordo com o próprio Dataprev, a ideia de aumentar a fiscalização e fazer um pente fino nas contas visa diminuir a quantidade de fraudes no benefício. Isso quer dizer portanto que eles não irão poder provavelmente acabar com todas as fraudes, mas irão poder diminuir a quantidade delas.

Além disso, é importante lembrar que o Dataprev analisa apenas os dados dessas pessoas. Então em algumas ocasiões essas informações podem estar desatualizadas. Dessa forma, esses usuários seguem recebendo o Auxílio normalmente até que exista uma atualização das suas documentações.

Análises do Dataprev

Vamos para um exemplo. Imagine que uma pessoa começou a receber a nova etapa do Auxílio Emergencial neste último mês de abril. Agora imagine que esse mesmo cidadão conseguiu arrumar um emprego formal com carteira assinada.

Em alguns casos, essas documentações demoram um pouco para cair no sistema. Dessa forma, o Dataprev só vai descobrir que o cidadão virou um trabalhador formal, quando este fato constar na documentação oficial.

Até que isso aconteça, o Dataprev vai poder seguir acreditando que aquela pessoa é um desempregado, ou pelo menos um trabalhador informal. E por isso ele vai continuar recebendo o benefício em questão.

No entanto, não é normal que esse erro siga por muito tempo. Então se existe alguém que está recebendo o Auxílio irregularmente por vários meses, então talvez seja o caso de realizar uma denúncia no Ministério da Cidadania. Eles irão analisar o caso.

Além do Auxílio

O Auxílio Emergencial não é o primeiro projeto a registrar golpes no Brasil. De acordo com agentes do Governo Federal, as fraudes também estão presentes no programa Bolsa Família. Pelo menos é isso o que eles dizem.

De acordo com essas pessoas, em alguns casos muitas mulheres se registram como solteiras mesmo sendo casadas. Então o sistema acaba tendo que pagar um valor maior para elas. E esse é um problema difícil de se detectar.

Isso porque, como dito, a análise apenas acontece através das documentações. Muitas vezes o Governo não tem como provar que a pessoa está morando com um cônjuge ou não. Apenas a documentação é passível de verificação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.