UFPA divulga Processo Seletivo para indígenas e quilombolas

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou a realização do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE 2021/2). De acordo com a UFPA, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou o edital.

O edital do PSE 2021/2 estabelece a abertura do período de inscrições no dia 14 de julho. Os interessados deverão realizar as inscrições até o dia 20 de julho, por meio do site da UFPA. De acordo com o edital, as inscrições são gratuitas.

Podem participar do processo seletivo pessoas indígenas e quilombolas. Desse modo, no ato de inscrição, o candidato deverá comprovar o seu pertencimento étnico na condição de indígena ou quilombola, sendo residente ou não em aldeia ou quilombo.

Durante a inscrição é preciso indicar também a 1ª e a 2ª opções de curso escolhidas pelo candidato entre as vagas disponibilizadas para universidade. Assim, o candidato que não for aprovado na 1ª opção poderá concorrer a uma vaga no curso indicado na 2ª opção.

Vagas e provas

A oferta da UFPA para o processo seletivo é de 336 vagas em 84 cursos de graduação. Do total, metade das vagas  é para a seleção de pessoas indígenas e a outra metade é para quilombolas. As vagas são para cursos distribuídos em oito campi da UFPA, com ingresso ainda em 2021.

O processo seletivo será feito em duas etapas de caráter classificatório e eliminatório. A 1ª  etapa consiste na aplicação de uma prova de redação em Língua Portuguesa no dia 8 de agosto. Já a 2ª etapa será feita por meio de uma entrevista. A UFPA irá realizar as entrevistas entre os dias 9 e 11 de setembro de 2021.

Confira mais detalhes no site da instituição.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja UFVJM abre período de inscrição para o SASI 2020.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.