Auxílio: Caixa registra aumento de críticas por cancelamentos

De acordo com as informações de bastidores, Caixa está preocupada com a quantidade de reclamações envolvendo o Auxílio Emergencial

Mesmo depois de várias semanas, os cancelamentos de mais de dois milhões de contas do Auxílio Emergencial ainda é motivo de reclamações. De acordo com informações de bastidores, a Caixa Econômica Federal estaria preocupada com o aumento no número de críticas em relação aos bloqueios no benefício.

De acordo com gerentes do banco, nem todos esses cancelamentos podem passar por uma resolução nas agências. Isso quer dizer portanto que muitas pessoas estão perdendo tempo indo até esses lugares. Em muitos casos, eles poderiam buscar a solução apenas usando o site oficial do próprio Auxílio Emergencial, sem nem precisar sair de casa.

“Recentemente a Caixa bloqueou no Caixa Tem algumas contas por dois motivos, suspeitas de fraudes ou inconsistências no cadastro e esses pontos levaram algumas pessoas às agências para resolver esses problemas. 51% foram bloqueadas por suspeitas de fraude e é exatamente isso que aparece no aplicativo do Caixa Tem, que pede que elas se encaminhem às agências”, disse o Presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

“Já 49% foram bloqueadas por inconsistências no cadastro no aplicativo do Caixa Tem e esse problema pode ser resolvido pelo próprio aplicativo, mas apenas pelo aplicativo. Queremos reduzir a necessidade de ida às agências no caso de inconsistência no cadastro”, completou ele em pronunciamento ainda nesta semana.

Por isso, a Caixa quer aumentar o nível de informação neste sentidos. Os diretores do banco querem fazer com que cada vez mais pessoas saibam que não precisam ir para as agências neste momento. Essa seria uma questão importante até por causa da pandemia do novo coronavírus, que segue fazendo vítimas no Brasil.

Cancelamentos

Na última semana, a Caixa vinha alertando para os usuários que não era responsável pelos cancelamentos do Auxílio Emergencial. Eles decidiram dizer isso porque estavam recebendo uma série de reclamações neste sentido.

De acordo com o Governo Federal, cerca de 2 milhões de pessoas passaram por cancelamentos no Auxílio Emergencial desde o início dos pagamentos do benefício este ano ainda no último mês de abril.

Uma parte desses cancelamentos aconteceu através do Dataprev, e outra parte através da Controladoria Geral da União (CGU). Apenas uma parte dessas pessoas teve o direito de contestar o resultado do bloqueio.

Auxílio Emergencial

Recentemente o Governo Federal anunciou que o Auxílio Emergencial vai passar por uma prorrogação. Com isso, os pagamentos não irão mais até o mês de julho, mas sim até o próximo mês de outubro.

Os cancelamentos devem continuar. Pelo menos essa é a ideia do Governo neste momento. De acordo com as informações oficiais, o Dataprev e a CGU deverão seguir analisando as contas dos mais de 37 milhões de brasileiros que recebem o benefício.

Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, o programa paga valores que variam entre R$ 150 e R$ 375 a depender do usuário. Esses patamares não devem mudar, mesmo que os protestos aumentem. Pelo menos é isso o que o Governo Federal está garantindo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.