Cidadãos pedem prorrogações de Auxílios nos estados

Pelas redes sociais, vários cidadãos estão cobrando que os governadores prorroguem os seus próprios auxílios emergenciais

O Governo Federal anunciou recentemente que vai prorrogar o seu Auxílio Emergencial por mais três meses. Com isso, o programa deverá seguir fazendo pagamentos até o próximo mês de outubro. Agora, muitos cidadãos estão pressionando para que governadores façam o mesmo com as suas versões estaduais do projeto.

É que a lógica é a mesma. De acordo com o Governo Federal, a prorrogação do seu benefício aconteceu porque a pandemia do novo coronavírus ainda não chegou ao fim. Por esse contexto, poderia se imaginar que isso também deveria acontecer também com os auxílios estaduais ao redor do Brasil.

Vale lembrar que os programas estaduais de atendimento aos vulneráveis se tornaram muito mais comuns neste ano. Vários estados decidiram criar benefícios próprios com regras também próprias para ajudar a população que está passando por dificuldades neste momento em todos os lugares do Brasil.

No entanto, todos esses programas são temporários, e a grande maioria deles começa a apontar para um final. É portanto justamente por isso que as pessoas estão pedindo para que os governos dos estados anunciem logo uma prorrogação desses benefícios. Até aqui, poucos estados fizeram esse anúncio.

Nesta sexta-feira (24), a cidade de Manaus, no Amazonas, decidiu oficializar a prorrogação do seu Auxílio Emergencial. De acordo com eles, o programa em questão vai ganhar mais quatro meses de duração. Por lá, os valores do benefício são de R$ 200 por mês e está indo para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Fechamentos

Um dos pontos de preocupação com toda essa situação são os fechamentos dos serviços que os governadores estão impondo. Essas medidas nada mais são do que a melhor maneira de tentar diminuir a circulação do vírus. Pelo menos é isso o que diz a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por outro lado, esses mesmos fechamentos podem acabar prejudicando a renda de muita gente humilde que precisa do dinheiro. Portanto, se a pandemia não chegar ao fim e os governadores seguirem com os fechamentos isso poderia ser um problema.

É justamente por isso que essas pessoas estão pedindo para que esses governos anunciem logo a prorrogação dos seus benefícios. Alguns desses governadores estão analisando essa possibilidade neste momento.

Além do Auxílio

Vários desses governos estão apostando alto na questão da vacinação contra a Covid-19. Eles acreditam que se o os seus estados conseguirem uma ampla cobertura vacinal em pouco tempo, eles terão uma volta para a normalidade com mais rapidez.

Aliás, essa é uma aposta do Governo Federal também. O Ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a dizer em diversas entrevistas que o plano agora é fazer com que a normalidade retorne e as pessoas possam voltar a trabalhar.

Estados como São Paulo e Rio Grande do Sul, por exemplo, estão prometendo vacinar boa parte da sua população adulta nas próximas semanas. No primeiro caso, aliás, há até uma meta. O Governador João Dória (PSDB) disse que vai fazer isso até o próximo mês de setembro.

No entanto, de acordo com os principais especialistas na área, é pouco provável que essa normalidade volte com muita rapidez. Então a preocupação com esses auxílios tende a continuar pelos próximos meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.