Auxílio Brasil: veja perguntas e respostas sobre os pagamentos de novembro

Repasses de novembro do Auxílio Brasil serão oficialmente retomados no próximo dia 17, Tire suas dúvidas

Nesta semana, o Governo Federal vai retomar oficialmente os pagamentos do Auxílio Brasil para os usuários do programa social. Já na quinta-feira (17), será a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 1. A expectativa do Ministério da Cidadania é para que todos os beneficiários recebam o benefício até o próximo dia 30.

Abaixo, selecionamos uma série de perguntas mais comuns sobre os pagamentos de novembro do Auxílio Brasil. O Ministério da Cidadania ainda não divulgou todos os detalhes sobre as liberações do benefício neste mês, mas alguns pontos já estão claros. Confira abaixo a lista com os questionamentos.

Perguntas e respostas

O calendário será adiantado?

Não. O calendário do mês de novembro do Auxílio Brasil não será adiantado. Antes das eleições, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, chegou a dizer que adiantaria as datas de liberação do benefício nos meses de novembro e dezembro. Contudo, a promessa não foi cumprida e o calendário deste mês será o regular.

Em qual dia vou receber?

Em novembro, o Governo vai seguir a lógica de divisão dos grupos nos 10 últimos dias úteis do mês. Para saber qual é a data do seu grupo, basta se basear no final do seu Número de Identificação Social. Quem tem NIS final 1 recebe na quinta (17), e quem tem NIS final 2 recebe na sexta (18). A numeração segue assim até o 9 e depois retorna para o 0.

Quem receberá o vale-gás nacional?

Neste mês de novembro, não há previsão de pagamentos do programa vale-gás nacional. Como se trata de um projeto de caráter bimestral, as liberações acontecem sempre a cada dois meses. Neste ritmo, é possível afirmar que o próximo depósito do benefício vai acontecer apenas no mês de dezembro.

Qual será o valor do Auxílio em novembro?

Independente do resultado das eleições, o Auxílio Brasil segue tendo o mesmo valor mínimo de R$ 600 por família. Esta é uma regra que vale desde agosto e deve seguir existindo ao menos até o final deste ano. No Congresso Nacional, o governo eleito está trabalhando para manter este patamar também no próximo ano.

Quem terá abatimentos?

As pessoas que solicitaram o consignado do Auxílio Brasil na Caixa Econômica Federal ou em qualquer outro banco homologado para operar esta linha, poderão receber o Auxílio Brasil com descontos já neste mês de novembro. Em alguns casos, é possível que os abatimentos se iniciem apenas em dezembro deste ano.

Como movimentar?

Para movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil, o cidadão pode usar o app do Caixa Tem. Através da aplicação, é possível pagar contas, transferir saldos e até gerar um código para saque. O cidadão também poderá sacar o saldo através dos cartões do Auxílio Brasil, ou mesmo os do antigo Bolsa Família.

Como consultar o valor do Auxílio Brasil?

Para saber qual é o valor programado para a sua conta neste mês de novembro, o cidadão pode verificar as suas informações no app oficial do Auxílio Brasil. Há ainda a opção de consultar o Caixa Tem, ou ainda ligar diretamente para o número 111.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.