Caixa Econômica volta a suspender consignado do Auxílio Brasil

Esta é a terceira vez que a Caixa suspende o consignado do Auxílio Brasil. Liberações começaram há menos de um mês

A Caixa Econômica Federal anunciou que suspendeu mais uma vez as liberações de novos empréstimos consignados para usuários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo a decisão, a paralisação começou a valer no último dia 1 de novembro e deve seguir até o próximo dia 14.

“A CAIXA informa que, durante o processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil, processo que envolve DATAPREV, CAIXA e Ministério da Cidadania, a partir de 19h do dia 01/11/2022, até às 07h do dia 14/11/2022, o Consignado Auxílio não estará disponível para contratação”, diz a nota do banco, que foi enviada para veículos de imprensa.

A suspensão do consignado do Auxílio Brasil é válida apenas para a Caixa Econômica Federal, ou seja, não há indicação de que as ações tenham sido paralisadas em outras instituições que estão aptas a operar o sistema. Especificamente na Caixa, esta paralisação está ocorrendo pela terceira vez em um intervalo de menos de um mês.

No primeiro final de semana depois do início das liberações, a Caixa suspendeu as novas solicitações no banco por causa da necessidade de ajustes no sistema. Mais recentemente, o banco atendeu a uma solicitação do Tribunal de Contas da União (TCU) para paralisar a liberação do consignado por um período de 24 horas, até que o sistema fosse analisado.

Desta vez, a paralisação acontece alguns dias depois da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais deste ano. Informações de bastidores apontam que a liberação do consignado justamente no mês do segundo turno das eleições, teria sido um movimento do governo federal para ajudar o presidente Jair Bolsonaro. A presidente da Caixa, Daniella Marques, nega a acusação.

Bilhões liberados no consignado

Com paralisações ou não, o fato é que o consignado do Auxílio Brasil pela Caixa Econômica Federal vem registrando uma alta procura desde que começou a ser liberado, ainda no último dia 11 de outubro. Estima-se que mais de 700 mil usuários já tenham procurado o banco.

Ainda de acordo com dados da Caixa, mais de R$ 5,5 bilhões foram liberados para o recebimento por parte dos beneficiários. Eles devem começar a bancar a dívida na forma de descontos já a partir do próximo mês de novembro.

É importante lembrar que estes números consideram apenas os dados da Caixa Econômica Federal. Conforme informações do Ministério da Cidadania, outros 11 bancos estão aptos a operar esta linha:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco Agibank S/A Banco;
  • Crefisa S/A;
  • Banco Daycoval S/A;
  • Banco Pan S/A;
  • Banco Safra S/A;
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Facta Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento;
  • Pintos S/A Créditos;
  • QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.

Indefinição sobre o futuro

Ainda não é possível cravar o que vai acontecer com o consignado do Auxílio Brasil a partir do próximo ano. Afinal de contas, há uma troca de governo prestes a ocorrer.

Em declaração nesta semana, o CEO do banco Pan, Carlos Eduardo Guimarães, disse que não sabe o que vai acontecer com o consignado, mas pediu para que o novo governo não acabe com o sistema.

“Foi um produto bem montado, legalmente bem definido. O que já foi formalizado, não cabe nenhuma discussão sobre isso. Sobre a perpetuidade do produto daqui para frente, não tenho certeza, vamos aguardar o desenrolar de cenas dos próximos capítulos. Mas acreditamos que o novo governo vai achar um produto bacana, que oferece para o cliente a melhor oferta de crédito, com uma taxa mais barata”, disse Guimarães.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.