Auxílio Brasil: Veja como se cadastrar no aplicativo do programa

Com o app, os usuários poderão se informar melhor sobre os recebimentos.

O Auxílio Brasil começou! Este será o novo programa social do Governo Federal para substituir o Bolsa Família. Assim, o primeiro pagamento de suas parcelas ocorreu durante a última quarta-feira, 17 de novembro. Primeiramente, neste dia, receberam os participantes com Numero de Identificação Social (NIS) de final 1.  

Contudo, com o início dos pagamentos muitos cidadãos tem apresentado diversas dúvidas sobre o valor que será disponibilizado a eles. Para isso, o Ministério da Cidadania divulgou que todo o processo de consulta poderá acontecer por meio do aplicativo oficial do novo programa ou pelo Caixa Tem, ambos coordenados pela Caixa Econômica Federal. 

Dessa maneira, os aplicativos do Auxílio Brasil e Caixa Tem já estão disponíveis em todas as plataformas, seja IOS ou Android. Por meio da utilização do app, então, será possível efetuar a consulta sobre a disponibilidade do benefício, calendário de pagamento e valor das parcelas pagas. 

Durante a apresentação do programa, na última terça-feira, 16 de novembro, o atual presidente da Caixa, Pedro Guimarães, deu algumas informações. Segundo ele, para quem já utiliza o aplicativo do Bolsa Família, o app passará por uma atualização de forma automática. 

Já os beneficiários que recebiam os valores do Bolsa Família por meio do Caixa Tem, com a Conta Poupança Social Digital, poderão continuar recebendo o Auxílio Brasil da mesma maneira. De acordo com o Governo federal, então, estima-se que cerca de 16,4 milhões de famílias tenham acesso à parcela média de R$ 217,18 do Auxílio Brasil neste mês de novembro.

Como funciona o Caixa Tem?

Criado durante o ano passado para o pagamento do Auxílio Emergencial, o aplicativo Caixa Tem teve uma nova função incorporada em seu sistema com o início do pagamento do Auxílio Brasil. Através do app, então, os beneficiários do novo programa social do governo poderão consultar os valores das parcelas pagas e sua disponibilidade. 

Além disso, é importante reiterar que através da utilização do aplicativo os beneficiários também poderão realizar diversas outras operações bancárias. Dentre elas estão, por exemplo, transferências e pagamento de contas e boletos. O app também disponibiliza um cartão de débito virtual que pode ser utilizado para a realização de compras. Ademais, os usuários também podem realizar compras através do QR Code (um tipo de código de barras) da loja.

Caixa lança aplicativo oficial do Auxílio Brasil

Com milhões de cidadãos brasileiros interessados em saber se poderão participar do Auxílio Brasil, a Caixa Econômica Federal acaba de lançar o aplicativo oficial do novo programa social que substituirá o Bolsa Família.

Ademais, a instituição bancária também informou que permitirá que as consultas também aconteçam por meio da Central de Atendimento. Isto é, disponível através do número de telefone 111, o que pode auxiliar aqueles que não possuem familiaridade com o aplicativo. 

“O beneficiário poderá consultar a disponibilidade do seu benefício pelo novo App Auxílio Brasil ou ligando para o Atendimento Caixa ao Cidadão, no telefone 111”, informou a Caixa. 

Assim, a instituição relatou, ainda, que o novo aplicativo está disponível para download desde a última sexta-feira, 12 de novembro para alguns beneficiários. Para evitar um possível congestionamento o banco preferiu liberar o acesso a ferramenta aos poucos. 

No entanto, logo após ser disponibilizado, o programa chegou a ser tirado do ar. Isso ocorreu devido um conjunto de reclamações de diversos usuários que estavam enfrentando problemas em sua utilização.

Aplicativo apresentou problemas

Entre os problemas mais relatados estão:

  • Falta das datas de pagamento das parcelas.
  • Problemas relacionados ao login de usuários.
  • Informações antigas do Auxílio Emergencial, programa que se encerrou em outubro.

Então, a Caixa informou que irá analisar todas as relações e efetuará as correções para melhorar a experiência dos usuários. Especialistas do setor de segurança alertam que já foram encontradas diversas opções de aplicativos relacionados ao Auxílio Brasil na loja da Play Store. Isto é, tratam-se de cópias ou aplicativos fraudulentos.

Por esse motivo, é extremamente importante que todas as pessoas fiquem atendas sobre possíveis golpes. O aplicativo oficial do benefício é desenvolvido pela Caixa Econômica Federal e qualquer outro programa que não apresente este desenvolvedor deverá ser ignorado.  

Como baixar o app do Auxílio Brasil?

Caso queira acompanhar o seu benefício, o participante poderá baixar o aplicativo da seguinte maneira:

  • Primeiramente, deverá abrir o menu de seu aparelho e buscar pelo ícone da loja de aplicativos do seu celular. No caso de aparelhos Android, acesse a Google Play e para iPhone, a Apple Store.
  • Ao realizar a busca, o usuário deve digitar “Auxílio Brasil CAIXA”.
  • Então, poderá clicar no ícone com o nome Auxílio Brasil CAIXA. Neste momento é importante verificar se o desenvolvedor é a Caixa Econômica Federal, para não baixar aplicativos fraudulentos.
  • Clique em instalar e aguarde a instalação.
  • Assim, que o download estiver pronto, o usuário poderá utilizá-lo.

Como começar a utilizar o aplicativo?

Assim que o beneficiário estiver com o app no celular poderá começar a usar seus serviços de duas maneiras. Isto é, pela senha do Caixa Tem ou do próprio app Auxílio Brasil.

Utilizando a senha do Caixa Tem

Caso o usuário já tenha um cadastro no aplicativo, em razão do Auxílio Emergencial ou do Bolsa Família por exemplo, poderá:

  • Clicar na opção “Quero entrar com a minha senha do Aplicativo CAIXA Tem”.
  • Digitar seu CPF.
  • Utilizar seu senha.

Assim, o participante poderá ter acesso às suas informações.

Utilizando a senha do App Auxílio Brasil

Outra opção é utilizar um cadastro para o próprio aplicativo do programa. Para tanto o beneficiário deve:

  • Clicar em “Quero entrar com a minha senha do App Auxílio Brasil”
  • Digitar o seu CPF.
  • Utilizar a mesma senha do aplicativo Bolsa Família, FGTS, Trabalhador ou a cadastrada no App Auxílio Brasil.

No entanto, é possível que este ainda não tenha se cadastrado no app novo. Desse modo, para se cadastrar basta:

  • Clique em “Cadastre-se”, para prosseguir.
  • Digite seu CPF, seu nome completo, data de nascimento, e-mail e, por fim, a senha que deseja cadastrar.
  • Clique em “Não sou um robô” e siga as instruções da verificação.
  • Acesse o e-mail que informou ao aplicativo e siga as orientações que recebeu. É importante lembrar, ainda, que o e-mail é enviado pelo logincaixa@caixa.gov.br. Portanto, qualquer outro e-mail que não seja deste remetente não será sobre a confirmação de cadastro do app.
  • Após confirmar o e-mail, o cadastro estará pronto e o usuário poderá realizar o login.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.