Auxílio Brasil: Usuários reclamam de filas e confusão em sedes do CRAS

Cresce a procura pelos Centros de Referência em Assistência Social às vésperas dos pagamentos do Auxílio Brasil

O Governo Federal ainda não deu muitos detalhes sobre o processo de cadastramento para o Auxílio Brasil. Mesmo assim, a proximidade dos pagamentos e o desespero para conseguir o benefício está levando muita gente para os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

E alta demanda está gerando confusão em algumas dessas sedes. De acordo com relatos nas redes sociais, várias pessoas estão reclamando de filas e outros problemas em atendimentos. As reclamações não envolvem apenas as sedes do CRAS, mas também os centros do Bolsa Família ou de Inscrição do Cadúnico.

As reclamações estão chegando de quase todas as grandes cidades, mas é no Recife, em Pernambuco, que a situação parece estar pior. Várias pessoas disseram que não estão conseguindo receber atendimento. Há relatos de mulheres que estão tendo que esperar durante toda a madrugada para conseguir uma ficha.

“Na segunda-feira (25), disseram que distribuíram 200 fichas. Hoje (quarta, 27), disseram que foram mais 160. Mas ninguém vem explicar porque só essa quantidade. Quando acaba a distribuição, só mandam a gente ir embora”, disse uma cidadã que voltou frustrada para casa depois de não conseguir atendimento.

Em nota, a Prefeitura do Recife confirmou que costuma distribuir entre 160 e 200 fichas para os atendimentos diários de um Centro do Cadúnico que fica no Centro da cidade. Eles disseram que estão tentando se adaptar porque a demanda cresceu explosivamente dentro de apenas alguns dias.

Anúncios do Governo Federal

Ainda de acordo com a Prefeitura do Recife, a demanda aumentou nas últimas semanas muito em função das últimas declarações do Governo Federal sobre o tema. É que tem muita gente precisando desse dinheiro.

Nesse momento, muitos brasileiros estão se dirigindo para esses centros para não perder a chance de entrar no novo Auxílio Brasil, que deve entrar em cena a partir do próximo mês de novembro. É o que se sabe até aqui.

Muito provavelmente o Palácio do Planalto vai usar os dados atualizados do Cadúnico para decidir que vai poder e quem não vai poder receber o dinheiro do benefício. É justamente por isso que muitas pessoas estão tentando resolver essa questão ao mesmo tempo.

Quem precisa ir ao CRAS por causa do Auxílio Brasil

Neste momento, no entanto, o que se sabe é que tudo ainda está muito confuso. A própria Medida Provisória (MP) do Auxílio Brasil ainda carece de informações básicas. O relator da proposta, Marcelo Aro (PP-MG) disse que vai entregar esse documento em breve, mas evitou dar uma data.

Em tese, as pessoas que ainda não possuem um cadastro no Cadúnico, precisam fazer isso o quanto antes. O local em que o indivíduo pode fazer isso varia de acordo com o município. Em boa parte deles, isso acontece no CRAS mesmo.

Também é importante ir para esses lugares as pessoas que estão com o Cadúnico desatualizado. Nesse caso, é preciso atualizar as informações por lá. Quem já tem cadastro em dia nesta lista, não precisa ir ao CRAS neste momento. Isso porque o Governo não abriu, pelo menos até aqui, nenhum tipo de nova inscrição para o programa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.