Auxílio Brasil: usuários que entrarão em março não terão retroativo

Governo Federal já adiantou que os usuários que entrarão no Auxílio Brasil em março não receberão nenhum tipo de retroativo

O Governo Federal deverá iniciar no próximo dia 18 de março a quinta rodada de pagamentos do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações oficiais, cerca de 18 milhões de pessoas receberam o benefício em fevereiro. Agora, há uma expectativa para saber quantos poderão pegar esse dinheiro na próxima liberação.

Oficialmente ainda não dá para saber esse número. Porém, de acordo com informações de bastidores, é muito provável que novos usuários possam ingressar no programa. O que já dá para adiantar é que quem entrar no projeto não receberá nenhum tipo de retroativo. Não adianta esperar por isso, pois o próprio Ministério da Cidadania já confirmou essa informação

Será um sistema muito semelhante ao que aconteceu com os 500 mil usuários que ingressaram no programa no último mês de fevereiro. Eles também não pegaram esse adicional.

Inicialmente se cogitou a possibilidade de que o Governo poderia pagar esse retroativo para essas pessoas. Funcionaria assim: quem entrasse em fevereiro, por exemplo, poderia pegar também o valor de janeiro. Neste caso, ele poderia pegar as duas quantias. Quem entrasse em março, poderia pegar fevereiro e janeiro também e assim sucessivamente.

Entretanto, não há nenhuma chance de isso acontecer. De acordo com o Ministério da Cidadania, esse processo poderia acabar fazendo com que o Governo Federal gastasse muito mais do que eles têm agora. A ordem dentro do Ministério da Economia neste momento é tentar economizar ao máximo o dinheiro disponível no orçamento.

E a fila de espera

Outro ponto que já está claro é a questão da fila de espera. De acordo com as regras gerais, o Governo Federal não tem nenhuma obrigação de zerar essa lista de pessoas que estão na lista de aguardo para o Auxílio Brasil.

Membros do Congresso Nacional até chegaram a aprovar um dispositivo que obrigava o Governo a zerar essa fila de espera. Acontece, no entanto, que não deu muito certo. O presidente Jair Bolsonaro vetou a proposta.

Mesmo que não tenha obrigação de zerar a fila de espera, o Ministério da Cidadania está fazendo isso de forma voluntária. Pelo menos foi isso o que aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Agora é esperar para saber se o sistema vai seguir assim.

Auxílio Brasil

Os pagamentos do Auxílio Brasil em sua versão mais turbinada começaram somente no final do ano passado. De acordo com o Ministério da Cidadania, o número de usuários começou a aumentar no início deste ano de 2022.

Para além disso, os valores também demoraram um pouco para subir. Ainda tomando como base os números do Ministério da Cidadania, a regra que criou o pagamento de R$ 400 para todos só começou a valer mesmo em dezembro de 2021.

Ainda não dá para saber quantas pessoas irão poder receber o Auxílio Brasil em março. O Governo Federal ainda não bateu o martelo sobre esse tema. A tendência é que eles façam isso dentro de mais alguns dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.