Auxílio Brasil: SAQUE liberado imediatamente para usuários

De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, saque do Auxílio Brasil é liberado automaticamente para os beneficiários

O Governo Federal começou com os pagamentos do seu mais novo Auxílio Brasil. Para quem não sabe, esse é o programa que está substituindo o Bolsa Família já a partir deste mês de novembro. O Ministério da Cidadania afirma que ao todo cerca de 14,5 milhões de pessoas irão pegar essa primeira parcela.

Veja também: 8ª parcela do auxílio emergencial de até R$375 ganha força

Só que mesmo depois do início dos pagamentos, ainda existem muitas dúvidas sobre esses repasses. Uma delas é em relação ao processo de saque. Em entrevista no início desta semana, o Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, esclareceu algumas dessas polêmicas.

De acordo com ele, no caso do novo Bolsa Família, o saque vai ser liberado imediatamente para os usuários. Nesta quinta-feira (18), por exemplo, o dinheiro está sendo liberado para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 2. Já neste mesmo dia, eles poderão sacar a quantia em questão.

Não era assim que funcionava para o público geral no Auxílio Emergencial. Eles tinham que obedecer a dois calendários. O primeiro apontava para o dia do depósito do dinheiro em uma conta digital e o segundo mostrava a data de liberação dos saques. Entre os dois, existia um hiato de pelo menos duas semanas.

De qualquer forma, no caso do Auxílio Brasil, quem não quiser sacar o dinheiro em questão, não precisa fazer isso. Ainda de acordo com o Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, quem não quiser ir pegar o montante em espécie vai poder movimentar a quantia através de uma série de aplicativos que já estão disponíveis na internet.

Apps do Auxílio Brasil

De acordo com Pedro Guimarães, um dos aplicativos que o cidadão vai poder usar para movimentar o Auxílio Brasil é o próprio app que leva o nome do programa em questão. Ele já está disponível nas lojas de aplicações para Android e IOS.

Quem já tem o app do Bolsa Família não precisa baixar mais um projeto. Basta atualizar também através das lojas de aplicações. De acordo com Guimarães, ao abrir o aplicativo antigo, o cidadão é direcionado para a atualização.

Outra forma de movimentação do dinheiro segue sendo o Caixa Tem. Esse aplicativo acabou ficando famoso nos últimos meses por causa dos repasses do Auxílio Emergencial. Ele vai seguir tendo essa mesma função no novo benefício.

Aumento de valores

Qualquer aumento nos valores do Auxílio Brasil para a casa dos R$ 400 só deve acontecer a partir do segundo pagamento, ou seja, em dezembro. A ideia do Planalto é aumentar isso para acomodar mais gente no beneficio.

Acontece, no entanto, que isso não depende apenas do Governo Federal. De acordo com o Ministro da Cidadania, João Roma, o Auxílio Brasil só vai mesmo aumentar de tamanho no caso de uma aprovação da PEC dos Precatórios no Congresso Nacional.

Esse texto já passou pela aprovação da Câmara dos Deputados em dois turnos. Agora, no entanto, o documento precisa seguir o mesmo caminho no Senado. Por lá, o Governo está temendo uma derrota da matéria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.