Auxílio Brasil: como consultar benefício pelo app do programa

De acordo com informações do Governo Federal, é possível consultar situação do Auxílio Brasil pelo app oficial do programa

O Governo Federal lançou ainda no final da última semana o app oficial do Auxílio Brasil. Assim, milhões de pessoas já podem fazer o download da aplicação e começar a entender como a sua cota específica está funcionando. De acordo com relatos nas redes sociais, muita gente ainda está em dúvida sobre como usar essa aplicação. A boa notícia é que não é tão difícil fazer isso.

Passo 1: baixar o app

Quem ainda não tem o aplicativo oficial do Auxílio Brasil, precisa ir até a loja de aplicações do seu celular. O programa está disponível em versão para Android e também para IOS. Quem já tem o app do antigo Bolsa Família, não precisa baixar o novo. Basta ir até a loja do seu smartphone e pedir a atualização.

Passo 2: abrindo o aplicativo

A interface do app é bastante intuitiva. A primeira opção que o cidadão vai ver é um grande botão amarelo com o nome CONSULTAR. Basta clicar lá. Irão aparecer três opções. É aí que o usuário vai escolher se quer entrar com a senha do antigo Bolsa Família, com a do Caixa Tem, ou se ele quer produzir uma nova.

Foto: Reprodução

Passo 3: Entrar no programa

Ao escolher a opção do passo 2, o cidadão vai ser direcionado para uma nova página do app. É aqui que ele vai fazer de fato o login. Então basta inserir o número do CPF e a senha. É aquela palavra de passagem que você cadastrou no Caixa Tem, no app do antigo Bolsa Família ou aquela que você acabou de pedir para fazer.

Passo 4: Consulte

Pronto. Logo depois de seguir esses quatro passos, o beneficiário vai ver como está a sua situação no Auxílio Brasil. Entre outras coisas, o cidadão vai poder saber se vai receber e quanto vai ganhar neste primeiro mês de pagamento. Em caso de dúvidas, o próprio app fornece os números para contato.

Se não tiver, não se assuste

Vale sempre lembrar que neste primeiro momento, o Auxílio Brasil está sendo destinado apenas para as pessoas que estão no Bolsa Família. Então apenas eles é que conseguirão ver como está a situação por esse app.

Quem não faz parte do Bolsa Família, pode até seguir todo esse processo, mas não vai encontrar muita coisa por lá. Isso, no entanto, não quer dizer necessariamente que essa pessoa não vá conseguir receber o benefício.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o Auxílio Brasil vai ser um programa volátil que vai contar com a abertura mensal de vagas. Então mesmo que o cidadão não consiga entrar no benefício em dezembro, ele vai poder seguir tentando depois.

Problemas com o app do Auxílio Brasil

Esse app de consulta do Auxílio Brasil aparentemente está registrando uma série de problemas. Pelo menos é isso o que várias pessoas estão dizendo nas redes sociais nos últimos meses. O Ministério da Cidadania ainda não se pronunciou sobre isso.

De acordo com autoridades do Governo Federal, existem outras formas de fazer essa consulta. Dá para fazer isso através do aplicativo Caixa Tem. Por lá, é possível não apenas consultar o resultado como também movimentar a quantia.

Além disso, quem não tem conexão com a internet pode também ligar para o número 0800 426 02 07. Por lá, os cidadãos também podem consultar as suas situações no Auxílio Brasil, além de tirar algumas dúvidas também.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.