Auxílio Brasil: quem poderá receber benefício em maio? Entenda lógica

De acordo com o Governo Federal, pagamentos do Auxílio Brasil deverão ser retomados oficialmente no dia 18 de maio

No próximo dia 18 de maio, o Governo Federal retomará os pagamentos do seu Auxílio Brasil. O plano do Ministério da Cidadania é seguir com as mesmas regras básicas de liberações vistas até este momento. Mas afinal de contas, quem são os brasileiros que poderão fazer parte da próxima folha de repasses?

Segundo o Ministério da Cidadania, as pessoas que já se encontram na folha de pagamentos estão automaticamente garantidas nas próximas liberações. Recebeu o dinheiro em abril? Então você está garantido na sétima rodada em maio. Não será necessário enviar nenhum tipo de solicitação ou envio de pedido de manutenção do perfil no programa.

Entretanto, é importante lembrar que existem casos onde o Ministério da Cidadania aplica bloqueios nas contas de alguns usuários. Situações com essa acontecem nos casos em que os cidadãos deixam de cumprir todas as regras básicas de entrada no programa. Para confirmar se será bloqueado ou não, basta abrir o seu perfil no app do Auxílio Brasil.

Para os cidadãos que não receberam nada nos últimos meses, também há uma chance de entrada no Auxílio Brasil em maio. O Ministério da Cidadania explica que existem casos onde os cidadãos podem entrar na folha de pagamentos já com o programa em andamento. Para isso, é preciso estar dentro de todas as regras do benefício.

Entretanto, é importante lembrar que nem todo mundo que se encaixa em todas as regras de entrada do Auxílio Brasil está automaticamente na folha de pagamentos do projeto. Mesmo esses cidadãos, precisam esperar pela resolução final do Ministério da Cidadania, que decidirá o que acontecerá com os perfis em questão.

Auxílio Brasil em abril

O Governo Federal concluiu os pagamentos da sexta rodada do Auxílio Brasil ainda na última sexta-feira (29). Na ocasião, o grupo de pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 0 tiveram a oportunidade de receber o benefício em suas contas digitais do Caixa Tem e do Caixa Fácil.

Ao todo, estima-se que pouco mais de 18,06 milhões de brasileiros tenham recebido o dinheiro do Auxílio Brasil no último mês de abril. Segundo o Ministério da Cidadania, o número é o maior da história do programa social.

Para o mês de maio, os dados ainda estão sendo computados. Informações de bastidores dão conta de que o Ministério da Cidadania realiza agora um pente fino em todos os perfis para saber quem pode continuar no projeto.

Projeto de Lei

Na última semana, a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) do Auxílio Brasil. Com a aprovação, o texto se tornou um projeto de lei e agora deve ser votado pelo Senado Federal ainda nos próximos dias.

Na prática, o projeto não altera os valores do Auxílio Brasil. Os repasses do programa seguirão com a regra de que seja pago, ao menos, R$ 400 por pessoa nos próximos meses.

A mudança mais forte é a questão da permanência dos pagamentos do projeto por mais tempo. Anteriormente, os valores mínimos do benefício seguiriam apenas até o final deste ano. Agora, o objetivo é pagar o programa com este nível de repasses por tempo indeterminado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.