UFPR define datas do Vestibular 2023

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) definiu as datas de aplicação das provas do Vestibular 2023. De acordo com a instituição, nesta edição o processo seletivo será feito em duas fases, após duas edições realizadas em etapa única.

Conforme divulgado pela UFPR, as provas da 1ª fase do Vestibular 2023 serão aplicadas no dia 23 de outubro. Já a 2ª fase está prevista para o dia 4 de dezembro. Haverá ainda a aplicação de provas específicas e de habilidades específicas no dia 5 de dezembro.

As provas da 1ª fase serão compostas por 90 questões objetivas sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Polonês), Geografia, História, Matemática, Biologia, Química e Física.

Já as provas da 2ª fase serão discursivas. Desse modo, os candidatos farão uma prova de compreensão e produção de textos que contará com três questões abertas e uma prova específica, com questões sobre as disciplinas de Matemática, Biologia, Física, Química, Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

A composição das provas de habilidades específicas varia de acordo com o curso para o qual o candidato se inscreveu. Essas provas são para os candidatos aos cursos de Design de Produto e Música.

Ainda de acordo com a universidade, o período de inscrição, o número de vagas e as demais informações serão divulgadas em julho, por meio da publicação do edital de abertura do Vestibular 2023.

Obras literárias

A UFPR já havia informado anteriormente, a lista de obras literárias de leitura obrigatória para as provas desta edição. As obras são as seguintes: 

  • Casa de Pensão, de Aluísio de Azevedo;
  • Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto;
  • Nove Noites, de Bernardo Carvalho;
  • O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques;
  • O Uraguai, de Basílio da Gama;
  • Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus;
  • Sagarana, de Guimarães Rosa;
  • Últimos Cantos, de Gonçalves Dias.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UECE publica gabaritos preliminares da 1ª fase do Vestibular 2022/2; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.