Auxílio Brasil: quem está no Cadúnico vai receber em dezembro?

Pessoas que estão no Cadúnico querem saber se os pagamentos de dezembro do Auxílio Brasil estão confirmados

O Governo Federal começa a pagar nesta sexta-feira (10) a segunda rodada do seu Auxílio Brasil. A expectativa do Ministério da Cidadania é atender cerca de 14,5 milhões de pessoas. De acordo com o Ministro João Roma, ninguém vai receber menos do que R$ 400, ao contrário do que aconteceu em novembro.

Nas redes sociais, vários internautas estão demonstrando dúvidas sobre a situação de quem está no Cadúnico. Imagine, por exemplo, uma pessoa que correu para um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para entrar nesta lista. Esse cidadão vai receber as quantias do Auxílio Brasil em dezembro?

De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, a única regra para o recebimento do benefício em dezembro é ter participado do antigo Bolsa Família. Apenas essas pessoas poderão pegar o dinheiro do Auxílio Brasil neste último mês do ano. Então o que se sabe é que ninguém mais vai poder entrar.

Dá para dizer portanto que não adianta neste momento estar no Cadúnico e atender a todas as outras regras do programa. Isso porque o valor do benefício só vai ser pago em dezembro para os 14,5 milhões que já estavam dentro do benefício. Isso vai deixar muita gente que tem o direito do lado de fora do projeto.

Essa certamente não é uma boa notícia para uma massa da população que correu para o CRAS para entrar no Cadúnico ou pelo menos atualizar os dados desta lista. Isso porque, pelo que se sabe até aqui, essas pessoas irão passar o resto do ano sem conseguir entrar no projeto em questão. Pelo menos é isso o que se sabe.

Minha ida ao CRAS foi em vão?

Não. A sua ida ao CRAS não foi em vão. Isso porque o Governo segue planejando inserir mais pessoas no programa em questão. Novas entradas são esperadas para janeiro e quem não estiver no Cadúnico não vai ter chance de entrar.

Além disso, não há problema em ter o nome nesta lista. Além do Auxílio Brasil, vários governos exigem a presença no Cadúnico para pagar os seus benefícios sociais. Então é importante estar com as informações sempre atualizadas por lá.

Qual a expectativa para janeiro

Para o ano de janeiro de 2022, o Governo pretende inserir mais 2,4 milhões de pessoas no Auxílio Brasil. Hoje, como dito, o programa atende cerca de 14,5 milhões. Então o montante final poderia chegar em 17 milhões, como prometido pelo poder executivo.

Esse patamar não vai ser fixo. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, todos os meses novos usuários irão entrar e sair do programa. Vai ser um processo muito semelhante ao que acontecia no antigo Bolsa Família.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no último mês de novembro. Naquele primeiro momento, eles só atenderam as pessoas que estavam no Bolsa Família, algo que vai se repetir agora em novembro.

Para tentar uma vaga no programa, o cidadão precisa ter nome no Cadúnico e cumprir as regras de limite de renda. Estima-se que cerca de 21 milhões de brasileiros se encaixam nessas regras. Mas só uma parte vai poder receber o dinheiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.