Auxílio Brasil: quando o Governo Federal retornará os pagamentos

De acordo com o calendário oficial do Auxílio Brasil, os pagamentos de janeiro estão chegando ao fim nesta segunda-feira (31). É o que se sabe

O Governo Federal está concluindo nesta segunda-feira (31) os pagamentos de janeiro do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações oficiais, cerca de 17,5 milhões de pessoas receberam o benefício nas últimas semanas. Estamos falando portanto de um aumento de 3 milhões em relação ao que se viu no final do ano passado.

Com o fim dos repasses de janeiro, muita gente quer saber quando é que os pagamentos do programa irão retornar. A boa notícia é que a Caixa Econômica Federal já divulgou o calendário completo de liberações para todo ano de 2022. Então, é possível saber quando que as liberações irão voltar.

De acordo com esse calendário, os pagamentos de fevereiro irão começar no dia 14 do próximo mês. Na ocasião, irão receber o benefício as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1. Normalmente esse é sempre o primeiro grupo a receber o dinheiro do Auxílio Brasil.

Fevereiro é um mês um pouco diferente dos outros. É que ele é menor. E como a regra é pagar o Auxílio Brasil sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês, é natural que os repasses comecem um pouco mais cedo do que o normal. De resto, tudo é igual ao que acontece nas outras liberações do Governo Federal.

Segue valendo, por exemplo, a ideia de pagar o benefício sempre de acordo com o final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada um dos usuários. Essa é uma lógica que, aliás, valia desde o antigo Bolsa Família. Para usar o dinheiro, os cidadãos podem optar pelo cartão ou mesmo pelos meios digitais, como o app do Caixa Tem, por exemplo.

Os valores

Como se sabe, ninguém recebeu menos do que R$ 400 neste mês de janeiro do Auxílio Brasil. E essa lógica deverá continuar pelos próximos meses. Pelo menos é isso o que se sabe neste momento. A garantia é real.

Acontece que o presidente Jair Bolsonaro já assinou uma Medida Provisória (MP) que garante esses pagamentos turbinados, pelo menos, até o próximo mês de dezembro deste ano. Então essa lógica vai seguir.

A quantidade de usuários

Já a quantidade de pessoas que recebem o Auxílio Brasil deve variar de acordo com o mês, com a demanda e com o orçamento disponível. Neste momento, por exemplo, não dá para cravar quantos usuários receberão o dinheiro em fevereiro.

Ainda não há uma data para a divulgação da próxima folha de pagamento. Se tem conhecimento que isso deverá acontecer nos primeiros dias de fevereiro. Então é importante prestar atenção nesses detalhes. A informação deverá ser divulgada no app oficial do Auxílio Brasil.

Auxílio Brasil pode ter bloqueios

É importante lembrar também que quem está garantido até o final deste ano é o Auxílio Brasil, e não as pessoas que estão dentro do programa. O Governo vai manter os pagamentos, se você chegar até o final é uma outra história.

É que este ano eles estão prometendo intensificar a questão das análises nas contas do programa. Então quem está dentro do projeto poderá sofrer bloqueios entre um mês e outro. É importante portanto prestar atenção nesses detalhes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.