Auxílio Brasil: quando eu posso entrar no Cadúnico para receber benefícios

Muita gente que ainda não está no Cadúnico quer saber se pode entrar na lista para ter chances de receber auxílios sociais

O Governo Federal pagou neste mês de janeiro o Auxílio Brasil para cerca de 17,5 milhões de pessoas. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 3 milhões entraram no benefício entre dezembro do ano passado a este mês de Janeiro . Em comum, todos esses indivíduos têm o fato de estarem inscritas no Cadúnico.

De certa forma, dá para dizer que ninguém que está fora desta lista pode receber o Auxílio Brasil ou o vale-gás nacional, por exemplo. Por isso, muita gente que ainda não se encontra no Cadúnico está correndo para saber se eles ainda podem tentar entrar nesse cadastro. De acordo com o Ministério da Cidadania, a resposta é sim.

Vale lembrar que o fato de não estar no Cadúnico não significa que a pessoa simplesmente esqueceu de entrar. É que a qualquer momento algum cidadão pode acabar precisando dessa ajuda. Imagine, por exemplo, que um indivíduo que sustentava toda a família perde o emprego? A renda per capita dessa casa por desabar.

Mas também vale lembrar que a simples entrada nesse cadastro não garante os recebimentos do Auxílio Brasil de forma automática. O cidadão normalmente precisa esperar um tempo para saber se vai entrar ou não no projeto. O Cadúnico acaba funcionando apenas como uma porta de entrada.

É preciso levar em consideração também o fato de que esse processo de atualização do cadastro pode demorar de acordo com a situação da sua região. Logo precisa-se entender que quem entrar no Cadúnico somente agora, muito provavelmente irá demorar um tempo para conseguir ter a avaliação do Governo Federal.

Como entrar no Cadúnico

Para quem não sabe, a entrada no Cadúnico é feita por meio dos municípios. Então o primeiro passo para ingressar nessa lista é entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade para se informar como o processo funciona por aí.

Feito isso, é importante entender que independente da cidade, o cidadão precisa fazer essa entrada de maneira presencial. Em nenhum caso é permitido entrar no Cadúnico de maneira digital, apenas presencialmente

Apenas uma pessoa do grupo familiar é que precisa ir até o local. Normalmente isso é feito nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Mas como dito, é importante confirmar essas informações na prefeitura de seu município.

Importante não mentir no Auxílio Brasil

É preciso também ter atenção com alguns pontos. Na hora da inscrição no Cadúnico apenas uma pessoa da família precisa ir até o local. Entretanto, esse cidadão precisa levar pelo menos um documento de cada um dos integrantes da casa.

Em alguns casos, certos cidadãos tentam burlar esse sistema deixando de inserir algumas pessoas para que a renda per capita fique mais baixa. Entretanto, isso pode ser considerado um crime de falsificação de documento oficial.

Importante salientar que a simples entrada no Cadúnico agora pode não garantir o Auxílio Brasil de forma imediata. Mas quem entra agora certamente terá maiores chances de ingressar em benefícios sociais do que quem não está nesta lista do Governo Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.