Auxílio Brasil: quem são as pessoas que eu preciso cadastrar no Cadúnico?

De acordo com as informações oficiais, Cadúnico funciona como uma espécie de porta de entrada para o programa Auxílio Brasil

O Governo Federal está concluindo nesta segunda-feira (31) os pagamentos de janeiro do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, algo em torno de 17,5 milhões de pessoas receberam o benefício em questão. Em comum: todos eles são brasileiros que estão cadastrados no Cadúnico.

De acordo com as informações oficiais, essa é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. A partir dos dados que estão nessa base de dados, o Ministério da Cidadania escolhe quem são os usuários que podem entrar no Auxílio Brasil bem como em outros programas sociais.

Nesse sentido, muitas dúvidas ainda estão crescendo diante desta lista. Uma delas é sobre a quantidade de pessoas que precisam estar em uma mesma conta. Quem são os usuários que o cidadão precisa cadastrar? A resposta, de acordo com o Ministério da Cidadania, é simples. Você deve inserir todo mundo que mora em uma mesma casa.

Para entrar no Cadúnico, o cidadão precisa primeiro entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade. Por lá, ele vai se informar sobre o processo de entrada na lista no município. É que cada governo municipal tem a sua própria lógica. Mas, o que não muda é que em todos os casos, os cidadãos precisam fazer isso presencialmente.

Apenas uma pessoa da família precisa ir até o local da inscrição. O cidadão precisa levar pelo menos um documento oficial de cada um dos integrantes da casa. Se você mora sozinho, então basta o seu. Se você mora com outros 10 integrantes, precisa levar de todos eles, independente da idade que eles tenham. Crianças, por exemplo, precisam entrar na conta.

O que é família para o sistema?

Muita gente ainda se questiona neste momento o que é considerado uma família para o Cadúnico. Afinal, essa definição acaba tendo um impacto no número de pessoas que irão ter que se registrar nesta lista do Governo..

Basicamente é preciso saber que a definição de família está sempre ligada ao número de pessoas que moram em uma mesma casa. Então se você mora com os seus primos, por exemplo, eles são o seu núcleo familiar.

Sendo assim, a definição tem pouco a ver com lanços sanguíneos. Imagine por exemplo que a sua mãe é sua vizinha. Ela não precisa ser registrada. Isso porque embora ela seja da sua família, ela não mora junto com você.

Auxílio Brasil volta em fevereiro

Com o fim dos pagamentos de janeiro do Auxílio Brasil, muita gente quer saber o que vai acontecer com o programa agora. A boa notícia é que o Ministério da Cidadania já divulgou as datas dos próximos repasses.

De acordo com o calendário oficial do Auxílio Brasil, as liberações irão voltar no próximo dia 14 de fevereiro. Na ocasião, irão receber o dinheiro as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

Seguirá valendo a lógica de que os pagamentos irão acontecer nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Não há uma data para o fechamento da próxima folha de repasse, mas se imagina que isso provavelmente acontecerá nos 10 primeiros dias úteis do mês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.