Auxílio Brasil: o que preciso fazer agora para ter chance de entrar no programa?

No meio de tanta indefinição, muita gente quer saber o que dá para fazer agora para tentar entrar no Auxílio Brasil do Governo Federal

O Governo Federal concluiu oficialmente nesta semana os pagamentos da primeira parcela do Auxílio Brasil. O programa em questão atendeu neste primeiro momento algo em torno de 14,5 milhões de brasileiros. Neste grupo, eles incluíram apenas as pessoas que já faziam parte do Bolsa Família até outubro.

Agora, a expectativa cresce para o segundo pagamento. Afinal de contas, o que é que dá para fazer agora para aumentar as chances de se entrar no Auxílio Brasil? Infelizmente, não dá para fazer muita coisa. É que, como se sabe, o Governo Federal ainda não abriu, e nem pretende abrir, nenhum tipo de inscrição no benefício.

Além disso, o processo de seleção só vai ficar mais claro mesmo depois da possível aprovação da PEC dos Precatórios. Isso porque neste caso, o Planalto passaria a editar um decreto explicando as regras de chamadas para entrada no Auxílio Brasil. Até lá, o que resta mesmo é esperar.

Mas se tem algo que pode fazer a diferença lá na frente é a questão do Cadúnico. Então quem não está neste cadastro que reúne o nome de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, é preciso começar a buscar essa entrada. Para isso, é importante buscar informações com a Prefeitura da sua cidade.

Quem já tem Cadúnico, precisa confirmar se os dados estão realmente atualizados. Vale sempre lembrar que o Governo costuma avisar que é preciso atualizar os dados do Cadúnico sempre que acontecer uma mudança na estrutura da família. Caso contrário, pode ser que aconteça uma incompatibilidade de informações.

Quem não está no Cadúnico?

Nas redes sociais, muita gente pergunta o que vai acontecer com o público que está sem emprego e sem renda mas que não está no Cadúnico? De acordo com o Governo, eles não irão receber nada.

Isso porque a porta de entrada para o Auxílio Brasil é o Cadúnico. Ninguém de fora vai poder entrar. Mesmo que esteja em situação de pobreza ou sem emprego. Quem não está na lista, não vai ter uma chance de entrada.

Tenho Cadúnico, mas não recebo Bolsa Família

Outra situação é a questão das pessoas que estão no Cadúnico mas que não recebiam o Bolsa Família. Neste caso, de acordo com as regras do programa, a chance de entrar no benefício existe.

Só que vale lembrar que a pessoa precisa estar dentro das outras regras do projeto É que além de estar no Cadúnico, o cidadão também precisa estar dentro dos limites de renda que o benefício impõe neste momento.

Tenho Cadúnico e recebo Auxílio Brasil

Se você tem Cadúnico e já recebeu o Auxílio Brasil neste mês de novembro, a sua situação tende a ser um pouco mais tranquila. De acordo com o próprio Governo Federal, você já está confirmado no segundo pagamento do projeto.

Então basta consultar o calendário oficial e, a partir do seu número final do NIS, descobrir qual vai ser a sua data de recebimento. O que não dá para saber ainda é de quanto vai ser esse pagamento. Mas dá para saber que você vai receber a quantia em questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.