Auxílio Brasil: não é preciso fazer novo cadastro para receber em janeiro

Alguns usuários que já estão no Auxílio Brasil querem saber se precisarão fazer um novo cadastro para receber benefício em janeiro

O Governo Federal concluiu na semana passada os últimos pagamentos da segunda rodada do Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 14,5 milhões de pessoas pegaram o dinheiro neste mês de dezembro. Todos eles já estão com o valor turbinado de R$ 400.

Agora, todas essas pessoas querem saber o que vai acontecer daqui para frente. Afinal, elas já estão garantidas nos repasses de 2022 ou precisarão realizar um novo cadastro? Elas irão precisar passar por uma nova reavaliação do Governo Federal para saber se poderão continuar no benefício?

Pelo que se sabe até aqui, não é preciso se preocupar com isso. De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, os pagamentos de janeiro do Auxílio Brasil já estão confirmados para as pessoas que já estão no benefício. A renovação é automática e não vai ser preciso fazer nenhum tipo de nova inscrição.

Essa é uma informação importante porque de acordo com dados da Polícia Federal (PF), várias quadrilhas estão se aproveitando das pessoas para aplicar golpes. Em um deles, por exemplo, eles estão enviando links informando que os usuários precisam renovar os dados para seguir no Auxílio Brasil.

Isso não passa de uma fraude. O próprio Ministério da Cidadania afirma que está seguindo os protocolos de sempre do benefício em questão. Então quem está dentro do programa não precisa fazer nada para seguir recebendo no próximo mês. O dinheiro vai continuar caindo na conta de forma automática.

Casos de cancelamentos são mais raros

Mas é preciso dizer que cancelamentos e bloqueios de benefícios podem acontecer a qualquer momento. Sim, eles são mais raros. Mas o fato é que eles não deixaram de ser uma possibilidade real.

Então é possível que uma pessoa que recebeu o Auxílio Brasil em novembro e dezembro, acabe ficando de fora dos repasses de janeiro. Para isso, basta que ela deixe de cumprir todas as regras do projeto em questão.

Quem não concordar com o bloqueio na conta do Auxílio Brasil, pode procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Se não resolver por lá, uma segunda saída é procurar pela Defensoria Pública da União (DPU).

E quem ainda não entrou no Auxílio?

Quem ainda não faz parte do Auxílio Brasil também não precisa fazer nenhum tipo de inscrição entre os meses de dezembro e janeiro. Isso porque o Governo Federal analisa apenas os dados do Cadúnico para decidir quem entra.

Mas ao contrário de quem já está no programa, quem está de fora ainda não tem garantia de que vai entrar no projeto. Lembrando que fazer parte do Cadúnico é importante mas não garante os pagamentos da verba.

A ideia do Governo Federal era inserir esses 2 milhões de novos usuários ainda neste ano. Mas isso não deve mais acontecer. Agora a previsão é colocar essas pessoas apenas a partir do próximo mês de janeiro. Pelo menos é isso o que o Ministério da Cidadania está dizendo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.