Auxílio Brasil: mais de 4 milhões já recebem benefício sem cartão

Segundo dados do próprio Ministério da Cidadania, mais de 4 milhões de usuários já recebem o Auxílio Brasil sem usar cartão

Mais de 4 milhões de brasileiros recebem os valores do Auxílio Brasil sem precisar usar nenhum tipo de cartão. Vale lembrar que é possível movimentar a quantia do benefício por outros meios, como o aplicativo Caixa Tem. Por lá, é possível pagar contas em forma de boletos, realizar transferências e saques por meio de um código.

O Ministério da Cidadania explica que o Auxílio Brasil conta com uma folha de pagamentos que inclui mais de 18 milhões de pessoas. Este é o número de cidadãos que estavam no benefício no último mês de maio. Entre eles, estima-se que pouco mais de 14 milhões tenham um cartão para a movimentação do benefício.

São os mesmos 14 milhões que faziam parte do antigo Bolsa Família até o final de outubro do ano passado. Estas pessoas contavam com o cartão do programa anterior. Como não há um prazo de validade para o dispositivo, ele segue funcionando normalmente. Dessa forma, ele pode ser usado para movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil.

Os outros mais de 4 milhões de brasileiros que ingressaram no programa apenas este ano, não receberam nenhum cartão. Mesmo que eles tenham recebido uma carta informando que o dispositivo seria entregue, os beneficiários ainda não receberam nenhum objeto. Nesse sentido, os cidadãos não têm a de movimentar o benefício por meio do cartão.

Estima-se que o número de pessoas que estejam sem o dispositivo seja ainda maior do que os 4 milhões apresentados. Afinal de contas, é provável que ao menos uma parte dos usuários do antigo Bolsa Família não tenham mais o cartão antigo. Alguns perderam o dispositivo, outros quebraram, outros foram assaltados, ou seja, motivos não faltam para que o cartão não esteja mais em uso.

A história dos cartões

Ainda no final do ano passado, o Governo Federal garantiu que entregaria novos cartões apenas para os novos usuários do Auxílio Brasil. Dessa forma, o Planalto teria que produzir pouco mais de 4 milhões de dispositivos.

No entanto, relatos de bastidores dão conta de que o Governo decidiu mudar de ideia. Agora, o plano é produzir mais de 18,1 milhões de cartões para que todos os usuários do programa recebam o novo dispositivo social.

Neste momento, o Tribunal de Contas da União (TCU) já recebeu duas representações de parlamentares que argumentam que o Governo não pode gastar com a produção dos novos cartões. Eles alegam que a prática seria dispensável.

Auxílio Brasil em junho: o que se sabe

Como dito, alguns pontos do Auxílio Brasil não estão claros para o mês de junho. Não dá para saber quantas pessoas receberão o benefício. A média de pagamentos ainda é um mistério e o tamanho da fila também não foi informado.

De qualquer forma, outros pontos já estão claros. Um deles é justamente a questão do cartão de acesso. Nesse sentido, tomando como base as informações colhidas até aqui, é pouco provável que os dispositivos novos sejam entregues antes do início dos pagamentos de junho.

Oficialmente, o Governo Federal ainda não falou sobre o assunto. Membros do Planalto já não falam mais na promessa da entrega dos dispositivos. Por fim, poder executivo também não comentou as duas representações feitas por parlamentares ao TCU.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.