Auxílio Brasil: Governo deve começar pagamentos já na próxima semana

De acordo com o calendário oficial do Auxílio Brasil, falta cerca de uma semana para o início dos repasses do programa em janeiro

O Governo Federal entrou na contagem regressiva para os primeiros pagamentos de 2022 do seu Auxílio Brasil. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, algo em torno de 18 milhões de pessoas poderão receber o benefício. Segundo o calendário oficial, o primeiro repasse acontece no dia 18 deste mês.

Assim como acontecia no antigo Bolsa Família, esse benefício deve atender a regra de pagar tudo nos 10 últimos dias úteis de cada mês, reservando-se cada uma dessas datas para um grupo de usuários do programa. Para fazer a divisão, eles consideram sempre o algarismo final do Número de Inscrição Social (NIS).

Por exemplo, no próximo dia 18 de janeiro será a vez do primeiro grupo de usuários do programa. São aqueles que possuem o NIS terminando em 1. Logo depois, a cada dia útil vai ser a vez das pessoas que têm o NIS 2, 3, 4 até que se chegue no 9. O último pagamento é o do 0 que vai acontecer no dia 31 deste mês.

Esse número do NIS é dado para os indivíduos que fazem parte do Cadúnico. Assim que a inscrição é confirmada, o próprio Governo Federal envia essa numeração para a pessoa que entrou na lista. Trata-se portanto de uma identificação que serve para várias situações, além do Auxílio Brasil.

Isso é mais uma prova de que quem não está no Cadúnico não vai poder receber o novo Bolsa Família mesmo, pois entende-se que eles terão que usar o Número de Inscrição Social para fazer parte do programa em questão. Quem não está nesta lista, pode contatar a Prefeitura da sua cidade para tentar entrar.

Vale-gás também começa na próxima semana

Não é apenas o Auxílio Brasil que vai começar os seus primeiros pagamentos de 2022 na próxima semana. De acordo com o Ministério da Cidadania, o Governo Federal também  iniciará os repasses do vale-gás nacional.

Segundo informações preliminares, os dois programas irão usar o mesmo calendário e a mesma lógica de pagamentos. No dia 18, por exemplo, irão receber o vale-gás também as pessoas que possuem o NIS terminando em 1.

É importante lembrar que, assim como acontece com o Auxílio Brasil, o vale-gás nacional também exige que o cidadão tenha perfil ativo no Cadúnico. Caso contrário, ele não vai conseguir receber nenhum dos dois benefícios.

E o Auxílio Emergencial?

De acordo com o Governo Federal, o Auxílio Emergencial chegou oficialmente ao fim no final do último mês de outubro de 2021. Isso não é mais segredo para ninguém. O Planalto alega que o projeto não vai voltar.

De qualquer forma, o que se sabe mesmo é que o programa em questão ainda vai fazer mais alguns pagamentos neste ano de 2022. Tratam-se portanto de retroativos. O mais comentado deles dirige-se aos pais solteiros que deveriam ter recebido R$ 1,2 mil no ano de 2020.

Acontece, no entanto, que ainda não há uma data prevista para que isso aconteça. Pelo menos oficialmente, o Ministério da Cidadania não falou sobre esse assunto. Imaginou-se que isso poderia acontecer em janeiro, mas até agora não há confirmação sobre isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.