Auxílio Brasil: Governo aumenta projeção da entrega dos cartões

Agora, de acordo com o Ministério da Cidadania, a ideia é entregar cerca de 3,5 milhões de cartões do Auxílio Brasil

O Governo Federal deve começar já na próxima semana os pagamentos da segunda leva do Auxílio Brasil. De acordo com o calendário oficial de repasses, tudo deve começar já na próxima segunda-feira (14). Neste dia, poderão pegar essa quantia as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

Mas tem um detalhe: o cartão de acesso não vai ficar pronto em fevereiro. De acordo com informações de bastidores, o próprio Governo Federal já está assumindo que não vai dar tempo de entregar todos os dispositivos para todas as pessoas. Então, assim como aconteceu em janeiro, não teremos os novos cartões em fevereiro.

Há um motivo para esse atraso: a quantidade. É que o Governo Federal acabou de aumentar a projeção do número de cartões que precisam ser entregues. Em janeiro, a ideia era entregar cerca de 3 milhões de dispositivos para a população. Agora, eles estão falando em entregar cerca de 3,5 milhões, ou seja, 500 mil a mais nessa conta.

Essa alta na projeção aconteceu por um motivo simples: o número de usuários no Auxílio Brasil aumentou. No mês de janeiro, o Governo Federal inseriu cerca de 3 milhões ao programa. E agora em fevereiro, o Ministério da Cidadania afirma que vai inserir mais 500 mil pessoas no benefício. É o que se sabe.

Como o plano do Governo Federal é entregar esses cartões para todos os novos usuários do programa, então eles não tiveram outra saída. Eles tiveram que aumentar a projeção de entrega. E como agora existem mais dispositivos para produzir, a tendência natural é que mais tempo leve para se fazer isso.

Há um prazo

Não. Pelo que se sabe até aqui, não há um prazo para a entrega desses cartões para todos os usuários do programa. O Governo Federal está acreditando neste momento que é melhor não estipular nenhuma data de recebimento.

Quem é novato pode fazer a movimentação do dinheiro do Auxílio Brasil sem o cartão mesmo. Dá para fazer isso através do app do Caixa Tem. Além disso, o mesmo app também gera um código para que você possa fazer um saque em espécie.

E quem não é novato

Quem não é novato no Auxílio Brasil não vai receber esse cartão novo. Então não adianta esperar porque o dispositivo não vai ser entregue. Pelo menos não neste primeiro momento. É isso o que o Governo Federal está dizendo.

Vale lembrar que o dispositivo novo vai fazer basicamente a mesma coisa que o antigo. Então não há motivo para querer mudar de um para o outro. O cartão anterior não tem nenhum prazo de validade de acordo com o Ministério da Cidadania.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro. Mas vale lembrar que naquele primeiro momento apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família é que puderam pegar essa quantia.

Só a partir de janeiro deste ano é que o Governo Federal conseguiu colocar o Auxílio Brasil em um patamar mais turbinado. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 17,5 milhões de pessoas receberam o benefício em janeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.