Auxílio Brasil de R$400: veja quem poderá receber nesta sexta

De acordo com o calendário oficial do programa, Auxílio Brasil deve retomar os seus pagamentos nesta sexta-feira (18)

O Governo Federal retoma nesta sexta-feira (18) os pagamentos do Auxílio Brasil. De acordo com as informações oficiais, este será o quinto repasse desde o início das liberações, ainda em novembro de 2020. O Ministério da Cidadania ainda não fechou o número de usuários deste mês de março.

De acordo com o calendário oficial do programa, nesta sexta-feira (18), irão receber o benefício as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1. Segundo a Caixa Econômica, o dinheiro cairá na conta desses cidadãos desde as primeiras horas da manhã.

Esses usuários terão duas opções. A primeira delas é movimentar a quantia de forma digital. Para fazer isso, basta ter acesso ao aplicativo oficial do Caixa Tem. Com ele é possível fazer transferências, pagar boletos e até mesmo realizar algumas compras em lojas online. Essas regras seguirão com validade em março.

A outra opção é movimentar a quantia através de saques. Essa é uma opção mais tranquila para as pessoas que possuem o antigo cartão do Bolsa Família. De todo modo, os usuários que ainda não ganharam o dispositivo podem fazer o saque logo depois de gerar um código dentro do sistema do aplicativo Caixa Tem.

De acordo com as regras gerais do Auxílio Brasil, todos os usuários do benefício precisam movimentar o dinheiro dentro de um intervalo de 120 dias, no máximo. Esse é o prazo que o Governo deu para que o cidadão prove que quer esse saldo. Se depois de quatro meses, o beneficiário não fizer qualquer tipo de movimentação, então a quantia volta para a União.

Maioria recebe na próxima semana

Os repasses da quinta rodada do Auxílio Brasil começam oficialmente nesta sexta-feira (18), mas de acordo com o calendário oficial de pagamentos, a grande maioria dos usuários do benefício só deverão pegar o dinheiro a partir da próxima semana.

Para este mês de março, segue valendo a regra de que os pagamentos do Auxílio Brasil devem acontecer sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. O quinto repasse começa no dia 18 e acaba no dia 31.

O cidadão que ainda não sabe qual é o seu dia de pagamento, precisa checar o seu Número de Inscrição Social (NIS). O último algarismo é justamente aquele que definirá qual é a data do recebimento do benefício. Veja no calendário abaixo:

Reprodução: Ministério da Cidadania

Quem pode receber o Auxílio Brasil

Para fazer parte do Auxílio Brasil, o cidadão precisa ter um perfil ativo no Cadúnico. Essa é a lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Para criar uma conta, é preciso entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade.

Além de estar no Cadúnico, o cidadão também precisa estar dentro dos limites de renda exigidos pelo Governo Federal. De acordo com as regras gerais, o teto máximo é de R$ 210 de renda per capita mensal.

Mesmo que cumpra todas essas regras, o cidadão ainda precisa esperar até que o Ministério da Cidadania escolha o seu nome. De acordo com o Governo Federal, esse processo de entrada e saída de usuários acontece todos os meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.