Auxílio Brasil de R$400: Quem saiu agora pode voltar depois?

De acordo com relatos nas redes sociais, algumas pessoas querem saber se é possível se desligar voluntariamente do Auxílio Brasil

Imagine a seguinte situação: um cidadão em situação de vulnerabilidade social entra para o Auxílio Brasil. Logo depois de entrar para a folha de pagamento, ele consegue um emprego e passa a ter uma renda per capita que o garante o mínimo para viver. De acordo com as informações oficiais, essa pessoa pode se desligar voluntariamente do projeto.

Essa é uma situação não tão incomum como parece ser à primeira vista. Acontece que o Governo Federal registra casos de pessoas que querem se desligar por não precisarem mais do dinheiro. Casos assim acontecem quase todos os meses. Mas aí fica a dúvida: esse cidadão que pediu para sair vai poder voltar depois?

De acordo com o Ministério da Cidadania, a resposta é sim. O cidadão que pedir para sair voluntariamente do Auxílio Brasil vai poder voltar depois. Logicamente, ele vai ter que estar dentro de todas as regras de exigência do programa para conseguir ter a possibilidade de um retorno para os pagamentos.

O Ministério da Cidadania, no entanto, afirma que quem passa por essa situação não só vai ter direito de voltar, como também terá prioridade em caso de necessidade. Isso quer dizer portanto que, caso haja uma concorrência grande pelo número de vagas, esse cidadão que pediu para sair do programa e que agora quer voltar vai ter prioridade.

O fato é que muitas pessoas que conseguem um dinheiro a mais acabam tendo um pouco de medo de sair do Auxílio Brasil. E esse temor é compreensível. É que a grande maioria dos trabalhos no país não possuem um alto nível de estabilidade. Por isso, os cidadãos acabam pensando duas vezes antes de sair voluntariamente do projeto social.

“É melhor informar”

Mas é sempre preciso dizer que a melhor tática para todos os usuários do Auxílio Brasil é manter sempre a divulgação da verdade. Então sempre que possível é importante atualizar essas informações no Cadúnico.

De acordo com o Governo Federal, a atualização desta lista deve ser feita a cada dois anos, no máximo. Mas a dica mesmo é alterar os dados sempre que uma alteração acontecer na estrutura da sua família. Pelo menos é isso o que se sabe.

Então alguém nasceu? Precisa atualizar. Alguém morreu? Precisa atualizar. Alguém conseguiu um emprego, perdeu uma renda, mudou de escola, se casou? Precisa fazer essa atualização. É o que diz o Planalto.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro. De acordo com o Ministério da Cidadania, naquele primeiro momento cerca de 14,5 milhões de pessoas entraram para o programa.

O número de usuários passou a crescer mesmo apenas a partir deste ano de 2022. Ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, do início de janeiro até aqui, o Palácio do Planalto inseriu cerca de 3,5 milhões de brasileiros.

Hoje o que se sabe é que o Governo Federal está atendendo cerca de 18 milhões de pessoas. Todo mundo está recebendo pelo menos R$ 400. O número de beneficiários do próximo mês de março ainda não foi oficialmente divulgado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.