Auxílio Brasil de R$400: por que usuários com direito não estão recebendo em janeiro

Entenda por que alguns usuários que preenchem todas as regras ainda não conseguiram entrar na folha de pagamento do Auxílio Brasil

O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, algo em torno de 17,5 milhões de pessoas estão recebendo o benefício neste mês de janeiro. Os valores são os mesmos de dezembro do ano passado: ninguém está recebendo menos do que R$ 400.

De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, a fila de espera para entrada no benefício acabou e janeiro. Para tanto, eles disseram que conseguiram inserir neste mês de uma só vez cerca de 3 milhões de pessoas. Isso pode causar a impressão de que todo mundo que tem direito ao projeto está recebendo esse valor agora.

Mas isso não é bem verdade. Não é que o Governo não tenha conseguido zerar a fila de espera para o programa. A questão é que essa lista passa por uma constante atualização. Então dependendo da cidade em que você vive, esse processo de atualização pode demorar um pouco mais ou um pouco menos.

O que pode ter acontecido é que o seu nome ainda não estava oficialmente na lista de espera para entrada no programa. Assim, quando o Governo Federal zerou os números, eles continuaram passando por atualizações logo depois. E isso quer dizer que muita gente ainda pode estar esperando por essa entrada.

Quantas pessoas estão nesta situação? Não dá para saber. O fato é que o Ministério da Cidadania ainda não deu nenhum detalhe sobre esse tema. Isso quer dizer que neste momento não há nenhum número oficial sobre esses dados. Imagina-se, de acordo com relatos nas redes sociais, que não seja pouca gente.

O que é a fila de espera

Para quem ainda não sabe, a fila de espera é formada por pessoas que possuem direito de receber um programa social, mas que não conseguem receber nada. Isso acontece porque normalmente não há espaço no orçamento.

É justamente esse o argumento que o Governo Federal está usando para justificar a existência da fila de espera não apenas no Auxílio Brasil como também em outros programas sociais, como o vale-gás nacional, por exemplo.

Seja no projeto que for, o fato é que a pessoa que está na fila de espera pra o recebimento do programa precisa aguardar. De acordo com informações do Bolsa Família, alguns cidadãos estavam nesta lista desde o ano de 2019.

Quais são as regras de entrada do Auxílio Brasil

Mas afinal de contas, quais são as regras de entrada para o programa Auxílio Brasil? De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, as normas são muito semelhantes às que existiam no antigo Bolsa Família.

Segue portanto valendo a lógica de pagamentos apenas para as pessoas que possuem perfil ativo no Cadúnico. Além disso, é preciso respeitar as regras de limite de renda que são exigidas pelo programa.

Só pode receber o benefício os brasileiros que estão em situação de extrema-pobreza. Quem está em condição de pobreza também pode receber desde que more com uma gestante ou um menor de 21 anos de idade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.