Auxílio Brasil: veja o passo a passo para denunciar irregularidades

Nem todo mundo sabe, mas qualquer pessoa pode denunciar uma irregularidade no Auxílio Brasil. Veja aqui o passo a passo

Nesta quinta-feira (25), o Governo Federal está pagando o Auxílio Brasil para os usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 6. De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 17,5 milhões de pessoas estão recebendo esse benefício neste mês de janeiro. Ninguém está pegando menos do que R$ 400.

Nas redes sociais é comum ver alguns usuários dizendo que não estão recebendo o projeto mesmo precisando do dinheiro. Ao mesmo tempo, essas pessoas dizem que conhecem alguém que estaria recebendo o benefício mesmo sem ter direito ao mesmo. O que esses cidadãos não sabem é que qualquer um pode fazer uma denúncia sobre esses fatos.

De acordo com as informações do próprio Governo Federal, a denúncia acontece de forma anônima, pela internet mesmo. Mas se o cidadão quiser, ele também vai poder se identificar. A escolha é sempre da pessoas que está fazendo a queixa. A dica, no entanto, é ter cuidado e só denunciar oficialmente se você tiver certeza de que é uma irregularidade. Caso contrário, você poderá estar prejudicando um usuário inocente.

Passo a passo

Para fazer a denúncia, o primeiro passo é ir ao Portal do Fala Brasil. Ao abrir a página, você vai ver um sistema com várias opções. Obviamente você vai precisar clicar na opção de denúncia. Ele é representado por um ícone de um megafone. Por ele, vai dar para denunciar um recebimento irregular do Auxílio Brasil. É só clicar lá que o sistema vai te levar para um outro formulário.

Nesta segunda página, você vai poder escolher entre três opções. Aí você escolhe se vai se identificar com o seu login do Fala.BR, do Gov.br, ou se você quer continuar o processo sem se identificar. Essa última opção obviamente vale para os cidadãos que querem fazer a denúncia anônima. Isto é, ninguém vai saber se foi você.

Vale lembrar um ponto importante aqui. É que se você escolher não se identificar, não vai dar para saber como está a sua denúncia do Auxílio. Então o Governo não vai te dizer se seu processo surtiu efeito ou não. Caso você se identifique, vai dar para acompanhar a situação da pessoa ou da família que você denunciou.

E depois?

Feito isto, o próprio sistema vai te levar para um outro formulário. Esse vai te mostrar uma série de opções. A primeira caixa pede para que você escolha o órgão para o qual você quer mandar a manifestação. E aí você vai escolher o Ministério da Cidadania.

No campo da descrição, eles irão perguntar sobre qual assunto você quer falar. E aí neste caso basta selecionar a opção Benefícios Sociais. O próximo passo é escrever a sua denúncia. E aí vai ser preciso descrever o que aconteceu.

É importante colocar nessa caixa o máximo de detalhes possíveis. Não é necessário que a sua denúncia tenha uma linguagem jurídica dentro do Auxílio Brasil. Preocupe-se apenas com a questão da clareza das ideias para que a pessoa que ler a queixa entenda o que você quer falar.

Dados do Auxílio Brasil

Qualquer dado que você tenha sobre o indivíduo dentro do Auxílio que você está denunciando. Então se você tem o CPF dela ou qualquer outro documento, pode enviar por esse sistema também. Pelo menos é isso o que o Ministério da Cidadania está dizendo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.