Auxílio Brasil: Congresso mantém previsão para formação de filas em 2022

De acordo com o texto do orçamento de 2022, segue a previsão de filas para o Auxílio Brasil também no próximo ano

Quem estava esperando a possibilidade de acabar com as filas de espera no Auxílio Brasil em 2022, vai ter que seguir esperando por muito mais tempo. Acontece que o Congresso decidiu manter a previsão de formação dessas listas de espera também para o próximo ano, assim como acontece atualmente.

Explica-se: de acordo com a proposta de orçamento para 2022, aprovada nesta terça-feira (21) por uma margem de 358 a 97, os deputados liberam cerca de R$ 90 bilhões para os pagamentos do Auxílio Brasil em 2022. O valor é muito maior do que o que temos para os repasses deste ano. E isso é um fato.

Acontece, no entanto, que apesar do aumento, ele ainda não é suficiente para atender todas as pessoas que estão precisando desse dinheiro neste momento. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável por esses repasses, o número de usuários que irão receber a quantia é de 17 milhões de indivíduos.

Estima-se que muito mais gente precisa entrar no benefício. De acordo com o Ministro da Cidadania, João Roma, algo em torno de 25 milhões de pessoas ficarão sem nada logo depois do fim do Auxílio Emergencial ainda no final do último mês de outubro. Esses cidadãos completaram a marca de dois meses sem nenhum tipo de ajuda.

E isso sem falar no público que está precisando do dinheiro mas que não estava em nenhum programa social. Há uma massa da população que não estava nem no Bolsa Família e nem mesmo no Auxílio Emergencial. Para essas pessoas, a situação segue difícil e eles também não estão conseguindo nenhum tipo de ajuda.

MP falava em fim da fila

Vale lembrar que a própria Câmara dos Deputados aprovou um dispositivo que obrigava o Governo Federal a não permitir a formação dessas filas em 2022. Isso ficou claro no texto da Medida Provisória (MP) do Auxílio Brasil ainda este ano.

Acontece, no entanto, que quando esse texto chegou ao Senado tudo mudou. Por lá, os senadores retiraram essa obrigação e na prática agora as filas poderão voltar a acontecer normalmente pelos próximos dias.

Como aconteceu uma alteração no texto, o regimento afirma que ele precisava ter voltado para a Câmara dos Deputados, mas isso não aconteceu. Pelo menos até agora tudo continua valendo normalmente, inclusive a previsão das filas.

Promessa de Auxílio Brasil

Recentemente, o Ministro da Cidadania, João Roma, prometeu que vai acabar com a fila de espera para entrar no Auxílio Brasil ainda neste ano. No entanto, ele não deixou claro como vai conseguir fazer isso.

A ideia do Palácio do Planalto é inserir cerca de 2 milhões de novos usuários nos pagamentos ainda neste mês de dezembro. Essas pessoas passariam a receber esse benefício apenas a partir de janeiro.

Só que o fim da fila não deve durar muito tempo. Quando mais cidadãos precisarem do benefício no próximo ano, o Governo Federal não vai ter mais a obrigação de atender todas elas. Então essa lista de espera muito provavelmente vai voltar a acontecer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.