Auxílio Brasil: Caixa volta a pagar R$400 nesta segunda (30/05)

Segundo informações oficiais, Governo Federal retomará pagamentos do Auxílio Brasil já na próxima segunda-feira (30)

Neste final de semana, o Governo Federal faz uma pausa nos pagamentos da sétima rodada do Auxílio Brasil. Segundo as informações oficiais, as liberações do benefício serão retomadas apenas na próxima segunda-feira (30), quando os usuários com o Número de Inscrição Social (NIS) final 9 receberão o saldo.

Os pagamentos da sétima rodada do Auxílio Brasil começaram ainda no último dia 18 de maio. De lá até aqui, ao menos oito grupos já receberam o dinheiro do programa. Cidadãos que possuem o NIS finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 já estão com o saldo na conta. Basta movimentar o montante nos dispositivos oficiais.

Segundo o Ministério da Cidadania, a movimentação do Auxílio Brasil acontece por meio do app Caixa Tem. Através do aplicativo, é possível pagar contas no formato de boletos, realizar transferências e até mesmo fazer compras por meio do cartão de débito. Além disso, também há a opção de saque em dinheiro.

O cidadão que deseja usar o saldo em espécie, pode gerar um código no app do Caixa Tem e usar a numeração em um caixa eletrônico. Assim, ele poderá sacar o dinheiro mesmo que não tenha o cartão do programa. No final das contas, a decisão final será sempre do trabalhador, que poderá escolher qual a sua forma de movimentação.

O Governo Federal concluirá os pagamentos da sétima rodada do Auxílio Brasil na próxima terça-feira (31). A expectativa é de que até aquele momento, pouco mais de 18,1 milhões de pessoas tenham recebido o dinheiro do benefício social. Veja o calendário oficial dos repasses restantes:

Segunda-feira (30): usuários com NIS final 9
Terça-feira (31) – usuários com NIS final 0

Cartão do Auxílio Brasil

No início deste mês de maio, membros do Governo Federal sinalizaram que entregariam os novos cartões do Auxílio Brasil para todos os mais de 18 milhões de usuários do programa. A decisão contraria a perspectiva inicial de realizar a entrega apenas para os novos beneficiários.

No entanto, a sinalização de entrega dos cartões para todos os usuários, causou polêmica dentro do Congresso Nacional. Parlamentares entraram com processos no Tribunal de Contas da União (TCU) para tentar reverter a produção dos dispositivos alegando que o ato poderia ser um gasto desnecessário.

Neste momento, o Governo Federal segue sem dar uma expectativa de data para a entrega dos novos cartões. Quem tem o cartão do antigo Bolsa Família pode utilizá-lo para movimentar a quantia. Quem não tem, pode usar o app do Caixa Tem.

Como receber benefício em junho

Neste mês de maio, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória (MP) do Auxílio Brasil. O texto já passou pela sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL) e também já está publicado oficialmente no Diario Oficial da União (DOU).

Entretanto, as mudanças que o Congresso aprovou não impactam a situação das regras de entrada no benefício. Segue valendo a lógica de que é necessário ter um cadastro ativo e atualizado no Cadúnico.

Além disso, também é necessário ter uma renda per capita de, no máximo, R$ 210. Caso o cidadão se encaixe em todas as regras, basta esperar pela seleção. O Ministério da Cidadania selecionará novos beneficiários para o programa no próximo mês de junho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.