Autorresponsabilidade garante mais resultados positivos no trabalho

Entenda como e por que a autorresponsabilidade é tão importante.

autorresponsabilidade pode fazer a diferença na vida de qualquer pessoa. É através dela que conseguimos enxergar os nossos direitos e deveres, tirando a culpa que costumamos pôr nos outros e trazendo para as nossas mãos o poder de controlar muitos âmbitos de nossas vidas.

Mas o que é, de fato, essa autorresponsabilidade? Como ela pode nos trazer benefícios? Qual a melhor forma de desenvolvê-la? No decorrer deste texto você encontrará algumas considerações acerca dessas dúvidas.

O que é a autorresponsabilidade?

A autorresponsabilidade nada mais é do que a capacidade de enxergarmos a nossa responsabilidade diante das nossas queixas. Em outras palavras, é a análise racional que fazemos das situações, reconhecendo quais atitudes tomamos para atingir determinado resultado.

Essa autorresponsabilidade faz com que sejamos mais conscientes de nossas ações, impedindo que nos deixemos levar pela ilusão de que as coisas deram erradas por conta de terceiros. Com essa responsabilidade pessoal, nós aprendemos a lidar melhor com os nossos erros.

Por que a autorresponsabilidade é importante?

A autorresponsabilidade pode nos ajudar de diversas maneiras, trazendo muitos benefícios para a nossa saúde mental e para a nossa vida de maneira geral. Veja alguns benefícios:

  • Maior consciência sobre as nossas ações: Tendo em vista que saberemos analisar mais profundamente as nossas ações, a tendência é que tenhamos uma maior consciência sobre as nossas decisões e atitudes. Assim, as chances, de agirmos sem pensar, diminuem.
  • Menos culpabilização de terceiros: Quando aprendemos a enxergar as nossas responsabilidades, paramos de culpar terceiros e, a partir disso, conseguimos agir com mais coesão e assertividade.
  • Mais autonomia e bem-estar: Saber quais são as nossas responsabilidades e quais resultados atingimos a partir delas nos ajuda a ser mais autônomos e, consequentemente, mais felizes. Por isso que saber reconhecer o que está em nosso alcance e o que é “nossa culpa” é tão importante.
  • Nos ajuda a lidar com falhas pessoais e gera mudanças expressivas: Quando algo dá errado, costumamos apontar diversos culpados, mas poucas vezes olhamos para nós mesmos. Porém, com a autorresponsabilidade, isso muda. Passamos a enxergar as nossas falhas e aprendemos com elas. A partir disso, podemos mudar nossas atitudes e formas de agir.

Como desenvolver a autorresponsabilidade para ter uma vida mais saudável?

Entendida a importância e os benefícios da autorresponsabilidade, vem uma nova dúvida: como desenvolvê-la de maneira consistente e efetiva? Para isso, algumas atitudes podem ser levadas em conta:

  • Comece a analisar o que está em suas mãos: Reconhecer o que está ao seu alcance pode lhe ajudar a ser mais responsável sobre os seus resultados.
  • Quando algo der errado, reveja as suas atitudes: Antes de apontar apenas para os outros, veja se há algo que você poderia ter feito.
  • Quando estiver se queixando de alguma coisa, reveja o que você tem feito para mudar a situação: E, caso não esteja fazendo nada, reconheça essa sua responsabilidade de não estar plantando a mudança! Use isso como uma mola propulsora para mudar.
  • Pratique o autoconhecimento e saiba quais são os seus pontos fortes e fracos: Isso lhe ajudará a analisar com mais clareza os resultados que você atinge, além de lhe dar pistas do que pode ser feito para se auto desenvolver em diversos contextos da vida.

Para finalizar, fica aqui um questionamento de Freud:

Qual a sua responsabilidade na desordem pela qual você se queixa?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.