Autoestima elevada demais: Isso é um problema?

autoestima elevada demais pode vir a ser um problema, especialmente quando esse quadro se estende por um período bastante longo. Embora a autoestima seja importante, devemos ter consciência de que não somos seres perfeitos e de que temos defeitos.

Assim, quando a autoestima se eleva acima da média e nos impede de enxergar os nossos limites e fraquezas, podemos caminhar para o narcisismo.

À medida que o tempo passa, essa situação pode se agravar e prejudicar o desenvolvimento do indivíduo, além de impactar os seus relacionamentos.

Pensando nisso, fizemos este conteúdo para lhe ajudar a entender melhor o assunto. Acompanhe.

A autoestima elevada demais pode ser um problema

A autoestima elevada demais pode ser um problema por uma série de motivos. Porém, antes de apontá-los, precisamos esclarecer algo muito importante: não estamos dizendo que a pessoa precisa ter autoestima baixa para ser saudável – longe disso! 

O que queremos dizer é que quando um indivíduo tem a autoestima tão elevada, a ponto de se cegar para os próprios limites e fraquezas, é algo perigoso. Além disso, quando uma pessoa tem uma autoestima exacerbada ela pode se tornar muito egocêntrica, enxergando-se acima de toda e qualquer pessoa – e isso é prejudicial, inclusive, para o círculo social no qual ele se insere.

É esse tipo de autoestima exagerada que estamos comentando (e não a autoestima alta e boa).

Esclarecido isso, vamos agora refletir sobre quando a autoestima elevada demais pode ser vista como um problema:

1. Dificuldade para ouvir considerações alheias

Uma pessoa com autoestima elevada demais pode começar a ter dificuldades para aceitar a opinião de outras pessoas. Ao mesmo tempo, ela passa a ignorar o que os outros dizem, acreditando que “essas pessoas não sabem o que estão dizendo”.

Consequentemente, passa a se fechar em seu mundo, fazendo apenas o que acha que é certo – ignorando outras evidências e fatos. Isso pode prejudicar as tomadas de decisão dessa pessoa, colocando-a, inclusive, em risco em algumas situações.

2. Problemas no relacionamento

Os problemas no relacionamento também podem surgir quando o indivíduo está com a autoestima elevada demais. Isso porque ele passa a se colocar acima do outro, o tempo todo, impedindo que a outra pessoa tenha voz, opinião, etc.

Logo, o parceiro ou parceira passa a se sentir sufocado a ponto de pôr um fim na relação.

3. Diminuição da busca por novos conhecimentos

Uma pessoa que acredita ser muito inteligente e estudada passa a ignorar a busca por novos conhecimentos. Pode acabar se fechando em seu “mundo”, impedindo um desenvolvimento interessante.

4. Sentimento de superioridade e egocentrismo que isolam

O sentimento de superioridade faz com que o indivíduo passe a se afastar daquelas pessoas que ele julga como “inferiores”. Ao mesmo tempo, o egocentrismo pode repelir os amigos, a família, e as demais pessoas que convivem com alguém que tenha uma autoestima exacerbada.

Assim, à medida que o tempo passa, esse indivíduo vai se isolando cada vez mais, prejudicando a sua vida social, profissional, etc.

Para fecharmos este texto, lembre-se sempre de que tudo que é demais pode ser visto como veneno. E isso vale para a autoestima elevada também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.