Autoestima e narcisismo: Quando o amor-próprio vira narcisismo?

Autoestima e narcisismo podem ter uma forte relação, embora não signifiquem a mesma coisa. Enquanto a autoestima está associada à estima que temos por nós mesmos, o narcisismo é uma elevação na autoconfiança, no “amor-próprio” e um egocentrismo que faz com que a pessoa se enxergue muito superior.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com uma série de considerações que podem lhe ajudar a lidar melhor com isso. Acompanhe.

Autoestima e narcisismo: Sinais de que a autoestima elevada está exacerbada

Saber dosar autoestima e narcisismo para não transformar o seu amor-próprio em um episódio narcisista é importante por uma série de motivos.

Primeiro porque quando temos uma autoconfiança muito exacerbada, podemos fechar a mente para novos conhecimentos. Além disso, podemos prejudicar nossos relacionamentos, bem como a ausência do receio pode fazer com que acabemos nos colocando em situações de risco.

Por isso, saber enxergar os sinais de que a autoestima elevada está escorregando um pouco para o narcisismo é muito importante, e são esses sinais que listamos a seguir. Continue lendo.

1. Autoconfiança que coloca o indivíduo em risco

A autoconfiança em excesso pode colocar o indivíduo em risco. Uma pessoa narcisista, muitas vezes, pode crer que é muito superior a todos, fazendo com que ela acabe se expondo a situações perigosas, como por exemplo, envolver-se com pessoas desconhecidas acreditando que nada vai lhe acontecer.

O mesmo acontece no trânsito, por exemplo: uma pessoa narcisista pode se sentir extremamente “poderosa” no volante, dirigindo de forma perigosa.

É claro que esses dois exemplos são super amplos, e não significa que todo narcisista apresenta esses dois sinais acima. São apenas exemplificações para que você compreenda que a autoconfiança exagerada pode ser prejudicial.

2. Relacionamentos prejudicados pelo egocentrismo

Uma pessoa narcisista pode prejudicar os seus relacionamentos, sejam eles amorosos ou não, simplesmente pelo fato de ela querer que tudo aconteça da forma dela e “pronto”.

Ela nunca cede nada para ninguém. Ela apenas manda, ordena e se afasta quando algo não acontece da maneira como ela almejava.

Aos poucos, pode se tornar uma pessoa tóxica e que sufoca as pessoas em sua volta, justamente por se sentir superior a todas elas.

3. Dificuldade para aceitar críticas e opiniões

A dificuldade para aceitar críticas e sugestões alheias também é evidente quando a linha entre autoestima e narcisismo é ultrapassada.

Uma pessoa narcisista sempre quererá que as suas ideias estejam acima das demais. Ela acredita que é mais inteligente e preparada para opinar, ignorando tudo o que é dito pelos outros.

4. Sobrecarga de tarefas e atividades

A sobrecarga no trabalho e na vida é outro sinal de que a autoestima e narcisismo estão “brigando entre si”. Isso porque uma pessoa com uma autoestima inflada a ponto de ser narcisista pode sentir que só ela é capaz de fazer determinadas tarefas de forma “perfeita”.

Isso a impede de delegar tarefas simples, por “medo” de que ninguém nunca atinja o seu nível de excelência.

5. Desejo de “mandar” nas outras pessoas

Outro sinal que pode dar a entender que o narcisismo ocupou o lugar da boa autoestima é o de querer mandar nas outras pessoas o tempo todo. Afinal, o narcisista se acha autoridade e superioridade, e isso faz com que ele queira ser “obedecido”.

 

Agora, perguntamos a você: Como tem estado a sua autoestima?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.