ATUALIZADA! Confira a lista de gastos que serão ABATIDOS na Declaração de IR 2024

Não perca tempo e corra o risco de cair na malha fina

Com a abertura do período de entrega das declarações do IR 2024 se aproximando a passos largos, em 15 de março, surge uma chance única de explorarmos um pouco a otimização fiscal. Para não perder tempo e correr o risco de cair na malha fina, é preciso entender quais são os gastos abatidos, ou seja, as despesas dedutíveis.

Abaixo, mostraremos uma lista de despesas a abater no IR 2024. Ademais, também veremos como ficar em dia com as complexas leis fiscais e não pagar a mais por isso.

Desvendando o enigma das despesas dedutíveis na Declaração de IR 2024

As despesas dedutíveis são como chaves mágicas que abrem as portas para uma tributação mais leve. Elas permitem subtrair determinados gastos da base de cálculo do imposto, reduzindo significativamente o valor final a ser pago.

Saúde – Um dos gastos a se abater mais consideráveis do IR 2024

As despesas com saúde reinam absolutas nas deduções, sem limite de valor para aliviar a carga fiscal. Consultas, exames, internações e até mesmo cirurgias plásticas com fins terapêuticos podem ser deduzidos, desde que devidamente comprovados.

Educação – Investimento no futuro que pode ser abatido

Investir na educação abre portas para um futuro promissor e, com o IR 2024, também para benefícios fiscais. Despesas com educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, podem ser deduzidas até o limite de R$ 3.561,50, proporcionando um retorno duplo sobre o investimento.

Previdência Privada – planejando o amanhã com vantagens hoje

Contribuir para planos de Previdência Privada do tipo PGBL é como plantar uma árvore frondosa de benefícios. Além de garantir uma aposentadoria tranquila, você pode deduzir até 12% dos seus rendimentos tributáveis no IR, pagando menos impostos.

Dependentes também são despesas dedutíveis

Para cada dependente, como cônjuge, filhos menores ou incapazes, é possível deduzir até R$ 2.275,08, fortalecendo a rede de apoio familiar e, ao mesmo tempo, diminuindo o valor do imposto a ser pago.

Pensão alimentícia – A responsabilidade com o reconhecimento fiscal

Os valores pagos em pensão alimentícia, devidamente oficializados, também são totalmente dedutíveis no IR. Assim, a Receita Federal reconhece a responsabilidade com o bem-estar de familiares e, ao mesmo tempo, proporciona alívio fiscal.

Doações – um gesto generoso com retorno

Doações para entidades e projetos de cunho social podem ser deduzidas, dentro de limites específicos. Dessa forma, acontece a transformação da generosidade em benefícios fiscais e a contribuição para um mundo mais justo e solidário.

ATUALIZADA! Confira a lista de gastos que serão ABATIDOS na Declaração de IR 2024
Não perca tempo e corra o risco de cair na malha fina – Imagem: Divulgação

Como fazer a Declaração de IR 2024 e não cair na malha fina

A saga do IR 2024 começará a partir de 15 de março. Por isso, é importante que todos saibam com antecedência, como enviar a declaração, utilizando as ferramentas certas, para que não haja nenhum problema posterior com a Receita Federal.

Assim, primeiramente, junte seus comprovantes de rendimentos, recibos de despesas dedutíveis, informes de instituições financeiras e outros documentos que comprovam suas informações.

Uma dica importante, especialmente se você mesmo for encaminhar a declaração, é se aventurar na declaração simplificada. Ela é ideal para quem busca praticidade e os riscos de erros são menores.

Dicas na hora do preenchimento

Use o programa da Receita Federal disponível para download ou o aplicativo para dispositivos móveis. Posteriormente, preencha todos os seus rendimentos, tributáveis e não tributáveis, e detalhe as despesas dedutíveis. Inclua informações sobre seus dependentes, se for o caso.

Revise tudo com cuidado para garantir que não existam erros ou omissões, pois estes podem gerar atrasos na restituição ou até mesmo multas. Ademais, comece cedo para evitar a correria.

Para não enviar a Declaração de IR 2024 ainda com dúvidas, consulte o guia prático da Receita Federal e, se preferir, busque ajuda profissional. Assim, o envio correto é garantido.

Então, com essas dicas, você estará pronto para navegar pelas complexas leis fiscais e conquistar benefícios que farão seu bolso agradecer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.