ISSO é o que os fabricantes de smartphone NÃO QUEREM que você saiba

São ações pouco divulgadas, mas que podem acabar de vez com seu telefone

Em tempos dominados pela tecnologia móvel, a relação entre o ser humano e seu smartphone transcende a mera utilidade. Assim, a bateria, que é o coração do aparelho, exige cuidados específicos para garantir sua longevidade e bem-estar.

Contudo, como vício de uso, por vezes, temos atitudes que não fazem nada bem para a saúde da bateria do smartphone. São ações pouco divulgadas, mas que podem acabar de vez com seu telefone. Preste atenção.

Um dos erros mortais com o smartphone é deixar uma eternidade na tomada

Deixar o celular carregando durante a noite, como um “sanguessuga” conectado à sua fonte de energia, é um erro fatal para a bateria. As baterias de íons de lítio, presentes na maioria dos smartphones, sofrem quando mantidas em 100% por períodos prolongados.

Isso pode gerar calor excessivo e acelerar seu desgaste. Imagine-as sufocadas por tanto tempo! É algo que vicia e, ao longo do tempo, pode causar sérios danos e prejuízos.

Carregamento equilibrado é o ideal para manter a saúde da sua bateria

Para garantir a saúde da bateria, o ideal é realizar cargas frequentes, porém curtas, mantendo o nível entre 20% e 80%. Pense que está alimentando-a com pequenas doses de vitalidade ao longo do dia, em vez de uma carga noturna excessiva que fará mal.

Erros que drenam a bateria do smartphone

  • Brilho da tela no máximo – A luz forte consome uma alta energia desnecessariamente;
  • Multitarefa desenfreada – Vários aplicativos em segundo plano são ótimos para sugar a energia do celular, pior ainda se ele estiver carregando enquanto mexe;
  • Localização por GPS – Um mero rastreador pode ser capaz de drenar a bateria do smartphone sem dó;
  • Temperaturas extremas – O calor abrasador e o frio congelante são como armadilhas traiçoeiras, danificando a bateria.

Aplicativos maliciosos também são os vilões

Os aplicativos maliciosos, como parasitas, podem drenar a bateria do seu celular de diversas maneiras:

  • Consumo excessivo em segundo plano – Mesmo quando você não os está usando, esses aplicativos podem continuar funcionando em segundo plano, consumindo energia preciosa do smartphone;
  • Atividades ocultas – Alguns aplicativos maliciosos executam atividades ocultas, como minerar criptomoedas ou enviar spam, sem o seu conhecimento ou consentimento, consumindo recursos do celular;
  • Anúncios intrusivos – A exibição excessiva de anúncios, especialmente aqueles em vídeo, pode consumir significativamente a bateria do seu celular;
  • Rastreamento de localização – Aplicativos maliciosos podem rastrear sua localização constantemente, o que exige um alto consumo de energia do smartphone;
  • Falhas de segurança – Brechas de segurança em aplicativos maliciosos podem permitir que hackers acessem e utilizem os recursos do seu celular sem o seu conhecimento, incluindo a bateria.
ISSO é o que os fabricantes de smartphone NÃO QUEREM que você saiba
São ações pouco divulgadas, mas que podem acabar de vez com seu telefone – Imagem: Canva

Estratégias para fortalecer a bateria

  • Desligue o celular quando não estiver em uso, concedendo-lhe descanso merecido;
  • Atualize o sistema operacional, otimizando o consumo de energia;
  • Evite expor o celular a temperaturas extremas, protegendo-o sempre que for possível.

Ao incorporar essas práticas em seu dia a dia, você estará protegendo a bateria do seu smartphone, garantindo sua saúde e prolongando sua vida útil. A recompensa? Um desempenho otimizado e uma experiência mobile sem interrupções.

Lembre-se: pequenas mudanças em seus hábitos podem ter um impacto significativo na saúde da bateria. Adapte-se a essas dicas e desfrute de uma relação duradoura e próspera com seu fiel companheiro digital.

Dicas extras para que não tenha mais problemas com seu smartphone

  • Utilize o modo de economia de energia quando necessário, ativando um escudo de proteção contra o consumo excessivo;
  • Desative recursos que não estejam em uso, como Bluetooth e Wi-Fi, fechando portais para o consumo desnecessário de energia;
  • Opte por aplicativos com menor consumo de bateria, escolhendo aliados que economizam recursos;
  • Monitore o uso da bateria por aplicativo, identificando os maiores vilões e buscando alternativas mais eficientes.

Com essas dicas, você estará pronto para enfrentar qualquer desafio em seu dia a dia com o smartphone, munido de uma bateria forte e confiável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.