Atualidades: saiba o que é uma torre solar

Entenda também o funcionamento desse tipo de 'usina'

Uma torre solar é uma forma de concentrar a energia solar para torná-la uma fonte de energia mais poderosa.

Vale dizer que elas, às vezes, também são chamadas de usinas de energia heliostática porque usam uma coleção de espelhos móveis (helióstatos) dispostos em um campo para reunir e focalizar o sol na torre.

Como funciona uma torre solar

À medida que o sol brilha no campo de helióstatos de uma torre solar, cada um desses espelhos controlados por computador rastreia a posição do sol em dois eixos. Os helióstatos são configurados de forma que, ao longo de um dia, eles focalizem com eficiência a luz em um receptor no topo da torre.

Em sua primeira interação, as torres solares usaram os raios do sol para aquecer a água, e o vapor resultante alimentou uma turbina para criar eletricidade.

Modelos mais novos agora usam uma combinação de sais líquidos, incluindo 60% de nitrato de sódio e 40% de nitrato de potássio. Esses sais têm uma capacidade calorífica maior do que a água, então parte dessa energia térmica pode ser armazenada antes de ser usada para ferver a água, que move as turbinas.

Essas temperaturas operacionais mais altas também permitem maior eficiência e significam que alguma energia pode ser gerada mesmo em dias nublados. Combinado com algum tipo de dispositivo de armazenamento de energia, isso significa que as torres solares podem produzir energia confiável 24 horas por dia.

Impacto ambiental

Existem algumas vantagens ambientais óbvias nas torres solares. Em comparação com as usinas que queimam combustíveis fósseis, como carvão ou gás natural, não há poluição do ar, poluição da água ou gases de efeito estufa normalmente criados no processo de geração de energia.

Existem algumas emissões geradas na construção de uma torre solar, da mesma forma que haveria em outro tipo de usina, uma vez que os materiais têm que ser movidos para o local e construídos, o que requer energia, geralmente na forma de fóssil combustíveis.

Os impactos ambientais negativos são semelhantes a outras usinas de energia: Alguns materiais tóxicos são usados para fazer os componentes da usina (neste caso, células fotovoltaicas).

Quando você limpa o terreno para uma nova planta, os animais e plantas que lá vivem são afetados e seu habitat é destruído – embora parte desse impacto possa ser mitigado escolhendo um local que tenha impacto mínimo sobre as plantas e animais locais.

As torres solares são frequentemente construídas em paisagens desérticas, que por sua própria natureza são um tanto frágeis, portanto, cuidado especial deve ser tomado na localização e construção.

Uma questão ambiental exclusiva das torres de energia solar é a morte de pássaros e insetos. Devido à forma como os helióstatos concentram luz e calor, qualquer animal que voe através do feixe conforme é transmitido para a torre será queimado ou morto pelas altas temperaturas (até 1.000 graus Fahrenheit).

Uma maneira simples de minimizar a morte de pássaros é garantir que não mais do que quatro espelhos sejam apontados para a torre ao mesmo tempo.

Não deixe de ler também: Sustentabilidade: Tudo sobre telhas solares e seus benefícios

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.