Atualidades: qual a definição de poluição do ar? Entenda

Conceito deve ser entendido de fato

A poluição do ar ocorre quando certos gases, gotículas ou partículas se misturam com o ar ambiente, tornando o ar prejudicial aos seres vivos.

Existem muitos tipos diferentes de poluição do ar, produzidos a partir de muitas fontes e resultando em muitos problemas diferentes para as pessoas, outros animais, plantas e meio ambiente.

A poluição do ar ambiente é responsável por cerca de 4,2 milhões de mortes anuais em todo o mundo , de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os poluentes atmosféricos também levam a problemas ambientais que vão desde a chuva ácida e pouca visibilidade até a destruição da camada de ozônio e mudanças climáticas globais.

Os poluentes que podem ficar suspensos no ar incluem gases, partículas e moléculas orgânicas. Eles acabam no ar de várias maneiras, incluindo atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, bem como fontes naturais como poeira, incêndios florestais e vulcões.

Definição de poluição do ar

Tanto a poluição do ar natural quanto induzida pelo homem podem ser perigosas, embora a última tenda a ser mais disseminada e contínua, como a combustão contínua de combustíveis fósseis para energia.

Em alguns casos, a distinção entre poluição do ar natural e induzida pelo homem está se confundindo. Isso é em parte devido ao dióxido de carbono, um gás natural e vital na atmosfera da Terra que também é emitido em quantidades anormalmente grandes pelas atividades humanas, ou seja, a queima de combustíveis fósseis, resultando em um efeito estufa global.

Esse efeito estufa agora está amplificando alguns fenômenos naturais como incêndios florestais, resultando em ainda mais poluição do ar. Além disso, as pessoas costumam iniciar incêndios florestais de maneiras mais diretas, como queimar florestas intencionalmente para fazer terras ou criar arbustos secos acidentalmente, todos os quais também criam poluição do ar.

Poluição natural do ar

Além de incêndios florestais, as causas naturais comuns de poluição do ar incluem vulcões, tempestades de poeira, gás metano de gado e outros ruminantes e gás radônio de depósitos subterrâneos de rádio. Eles tendem a ser limitados a certos locais e períodos de tempo, embora alguns possam ser generalizados ou crônicos.

As cinzas e o enxofre dos vulcões podem viajar ao redor do planeta, por exemplo, e o metano do gado pode contribuir significativamente para o crescente efeito estufa da Terra. O gás radônio também pode ficar preso e se acumular em porões e porões conforme vaza do solo, representando um risco de saúde a longo prazo para os humanos.

Não deixe de ler também – O uso de inteligência artificial para a preservação do meio ambiente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.