Aprender a ouvir “não”: Você está pronto para isso?

Aprender a ouvir “não” é tão importante quanto conseguir negar algo a alguém. Infelizmente, ainda vemos muitas pessoas “demonizando” o “não”, como se negar alguma coisa fosse transformar você em um sujeito egoísta. Mas não é bem assim que as coisas funcionam!

Por isso, neste texto nós discutimos a importância de aprender a ouvir “não” para ter relacionamentos interpessoais mais saudáveis e, consequentemente, mais qualidade de vida. Confira a seguir a nossa reflexão e inspire-se para pensar no assunto!

Por que aprender a ouvir “não” é tão importante?

Um “não” pode significar muitas coisas, dependendo do contexto em que ele é dito. Porém, embora possa parecer uma palavra negativa, ela tem muito a nos ensinar. E pode, ainda, nos fortalecer diante das adversidades da vida, sabia? Veja como isso pode acontecer:

1. Um “não” nos faz refletir sobre novos caminhos

Aprender a ouvir “não” é indispensável para que possamos pensar em novos caminhos e possibilidades para se resolver alguma coisa.

Afinal, se tudo fosse sempre aceito e pudéssemos fazer qualquer coisa que desejamos, como poderíamos escolher novas trajetórias? Como poderíamos refletir sobre novas possibilidades em nossas vidas? Pois é!

O “não” tem o poder de fazer com que busquemos novas alternativas e caminhos para atingir determinado objetivo. Se um colega de trabalho diz “não” com relação a um projeto, é hora de buscar novas formas de trabalhar naquela atividade, por exemplo. E isso expande a nossa mente e a nossa forma de enxergar o mundo.

2. O “não” alheio é uma prova de respeito a nós

Se você solicitou algum trabalho, reunião ou entrega, a alguém, e essa pessoa disse que “não pode” responder à sua solicitação, isso prova que ela respeita você!

Uma das piores coisas que pode acontecer, dentro de uma relação – seja ela de trabalho ou pessoal, é uma pessoa dizer “sim” quando, na verdade, queria dizer “não”.

Isso porque a pessoa que aceita por medo de negar passa a se sentir obrigada a fazer algo que não quer. E essa obrigação pode gerar angústia, trabalhos mal-feitos, atrasos, esquecimentos, etc.

Portanto, quando uma pessoa diz “não” para você, ela também demonstra que respeita o seu tempo e os seus desejos, afinal, ela não quer que você se frustre com o fato de ela aceitar e não suprir as suas expectativas depois.

3. O “não” nos mostra que é o momento de desenvolver alguma habilidade

Outro momento que devemos aprender a ouvir “não” é depois de uma entrevista de emprego. Esse “não” costuma ser bastante dolorido, e a sensação de fracasso também tende a aparecer.

Mas, na realidade, ouvir esse “não” é uma chance de encontrar novas habilidades profissionais para se desenvolver. E, depois que desenvolvemos, podemos perceber que tínhamos potencial para conseguir algo muito melhor, mas que o comodismo não estava permitindo que enxergássemos.

Por isso, antes de querer se chatear por ter uma vaga negada, é importante aprender a ouvir “não” para se adaptar a novos cenários e pensar em novas habilidades que podem nascer dessa situação.

Pratique essa autoanálise e você verá o quanto um “não” é capaz de nos apresentar novas oportunidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.