Aposentadoria do INSS pode ter valor multiplicado em 2022

Para solicitar a Revisão da Vida Toda o aposentado deve entrar com uma ação judicial.

Os segurados que não concordam com o valor de suas aposentadorias concedidas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem multiplicar a quantia através da “Revisão da Vida Toda”.

Veja também: INSS: Confira calendário de pagamentos do 13º salário

Aumentar a aposentadoria

Para solicitar a Revisão da Vida Toda o aposentado deve entrar com uma ação judicial. Até o momento, aqueles que realizaram o procedimento estão aguardando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A intenção é que o STF autorize a revisão das contribuições realizadas antes de 1994. Segundo o INSS, os recolhimentos anteriores a este ano não são calculados devido à dificuldade em converter os valores, lembrando que em 1994 a moeda nacional foi trocada para o real.

Assim, aqueles que fizeram contribuições antes de 1994 podem pedir a revisão da aposentadoria para tentar valores melhores do benefício. Porém, caso as contribuições antes de ano foram com valores baixos, o abono pode ser reduzido por meio da revisão.

Em razão disso, há necessidade de ter cautela antes de solicitar a revisão. Então, busque auxílio de um profissional da área, como um advogado previdenciário. Contudo, vale lembrar que o pedido só poderá ser realizado nos primeiros 10 anos do primeiro pagamento do benefício do INSS.

Revisão da vida toda

De modo geral, a revisão consiste em incluir no cálculo da aposentadoria os períodos contributivos de toda a vida do segurado. Lembrando que o benefício era calculado apenas com 80% das maiores contribuições para o INSS a partir de julho de 1994, já no plano real.

Com a reforma da Previdência em 1998, ficou definido que partir da criação do Real não seria mais permitido calcular a contribuição realizada junto ao INSS com base em salários anteriores à estabilização monetária e inflacionária.

Por ser considerada radical, a medida foi questionada juridicamente, inicialmente, em 1999 e está em discussão no STF desde 2020. Cabe salientar que até hoje os aposentados esperam uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.