Antecedentes da Primeira Guerra Mundial: confira!

Descubra quais foram os antecedentes do conflito

Antecedentes da Primeira Guerra Mundial: um resumo

A Primeira Guerra Mundial recebe esse nome devido ao fato de ter sido o primeiro conflito em escala global de toda a história. 

O embate é extremamente abordado por questões de história geral das principais provas do país, com um destaque para aquelas dos vestibulares e da prova do ENEM.

Confira, a seguir, um resumo com os principais antecedentes que provocaram a eclosão da Primeira Guerra Mundial. 

Revanchismo Francês

O termo “revanchismo francês” é utilizado em referência ao sentimento de humilhação sentido pelos franceses após a segunda metade do século XIX. Nessa época, a França foi derrotada de maneira humilhante pelos alemães. Ainda, a Alemanha proclamaria o II Reich (Império) justamente no Palácio de Versalhes, para consolidar a vitória decisiva. 

A partir desse momento, os franceses criaram um forte sentimento de revanche contra os alemães, o qual funcionaria como um dos motivos da entrada da França na Primeira Guerra Mundial. 

Irredentismo italiano 

A Itália entraria na Primeira Guerra Mundial no ano de 1915, um ano após o início do conflito, motivada pelo denominado “irredentismo”. 

Após a sua unificação, que ocorreu no ano de 1861, alguns dos territórios italianos ficariam sob o controle do Império Áustro-Húngaro, como aqueles de Trento e Trieste.

Assim, os italianos ingressaram no conflito com o objetivo de lutar com os austro-húngaros e retomar os seus territórios. 

Além disso, a Inglaterra e a França haviam prometido territórios na África para os italianos, caso os mesmos ingressassem no embate. 

Paz Armada

Nos anos que antecederam a Primeira Guerra Mundial, existia um forte receio na Europa de um conflito eclodir (o que de fato aconteceria no ano de 1914). 

Assim, é nesse contexto que surge a denominada “paz armada”, política que consistia em uma espécie de “preparo” para o embate que estava por vir. Os países europeus se dividiram em dois grandes blocos: a Tríplice Entente, formada por Rússia, França e Inglaterra e a Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália (os italianos trocariam de lado). 

Ainda dentro da “paz armada”, os países europeus passariam a investir fortemente em armamentos, com um destaque para as suas respectivas indústrias bélicas, uma vez que sabiam que um conflito se iniciaria em pouco tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.