Alimentos bons para memória e raciocínio: Conheça quais são

Consumir alimentos bons para memória e raciocínio é indispensável para garantir o bom desempenho nos estudos. Além disso, a alimentação adequada também melhora o nosso sono, bem-estar, rotina e autoestima, fazendo com que o bom humor faça parte da nossa rotina.

E, acredite, quanto mais felizes e satisfeitos estamos, melhor estudamos. Por isso, fizemos este conteúdo para lhe ajudar a ter uma vida mais saudável e que promova a motivação em você! Acompanhe.

Alimentos bons para memória e raciocínio

Veja abaixo quais são os alimentos bons para memória e raciocínio:

1- Gengibre

O gengibre possui um ativo chamado gingerol, que é responsável por manter o nosso Sistema Nervoso Central mais alerta e concentrado. Com isso, o chá de gengibre estimula o raciocínio e melhora a sua capacidade de aprendizagem. Além de ser saboroso e manter você mais empolgado durante os estudos.

2- Cafeína

Não é de hoje que vemos o café associado aos alimentos bons para memória e raciocínio, não é mesmo? Afinal, a cafeína é capaz de ativar a concentração, além de deixar você mais alerta e menos “preguiçoso” e sonolento.

Entretanto, cuidado com o excesso: cafeína demais pode deixar você hiperativo e a concentração fica afetada, ok?

3- Carboidratos complexos

Os carboidratos complexos são encontrados em alimentos integrais, como arroz, macarrão, etc. São diferentes dos carboidratos simples, uma vez que os complexos são absorvidos lentamente pelo organismo. Com isso, aumentam a saciedade e fazem com que você tenha uma maior reserva de energia para os estudos.

Assim, evita que você fique “comendo sem parar” enquanto estuda, considerando que essa prática pode lhe deixar mais indisposto e sonolento.

4- Folhas verdes escuras

O espinafre e o agrião, por exemplo, são ricos em vitaminas do Complexo B, sendo estas essenciais para a saúde cerebral. Por isso, acrescente em sua lista de alimentos bons para memória e raciocínio todos aqueles que possuem folhas escuras. Vale consumi-los até mesmo no café da manhã!

Consuma alimentos que melhoram a memória

Consumir alimentos que melhoram a memória é indispensável para que os seus estudos valham a pena. Por isso, além das opções que já citamos acima, procure incluir peixes de água fria, ovos e oleaginosas, pois estes alimentos contêm vitaminas do complexo B e gorduras boas, como ômega 3.

Assim, o seu cérebro mantém-se mais saudável e nutrido, desempenhando suas funções de forma muito mais efetiva.

Existe alimentos para memória e concentração?

Sim! Já vimos diversos alimentos para memória, mas e para a concentração? Quais são as melhores opções? Afinal, de nada adianta investir em alimentos bons para memória e raciocínio, se a concentração não for das melhores, não é mesmo?

Portanto, se você quer se concentrar mais nos estudos, consuma as opções abaixo:

  • Abacate: é rico em vitaminas B6, B12, C e E, selênio, luteína e colina, sendo que todos estes nutrientes e vitaminas impactam na saúde dos neurônios.
  • Suco de uva: Melhora a saúde cerebral por conter antioxidantes importantes que combatem os radicais livres.
  • Chá-verde: Rico em antioxidantes, também é capaz de ativar a concentração, a memória e o raciocínio.

Lembre-se de unir a alimentação saudável com a prática de exercícios físicos para ter resultados ainda melhores. Bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.