Quais são os efeitos da cafeína em nosso organismo?

Veja quais são os efeitos da cafeína em nosso organismo e saiba quais são as medidas importantes para garantir um consumo consciente. Acompanhe abaixo e fique por dentro!

Quais são os efeitos da cafeína em nosso organismo?

Os efeitos da cafeína em nosso organismo são bem notáveis, desde apenas uma xícara de café ao acordar, até doses maiores (como acontece muitas vezes em dias que queremos mais disposição).

Entender os malefícios e benefícios, no entanto, é garantir um consumo mais saudável. Veja abaixo:

Benefícios da cafeína

  • Eleva a concentração e o foco

Sem dúvidas a cafeína é extremamente conhecida por aumentar a nossa capacidade de concentração e foco, pois mantém o nosso cérebro mais alerta e atento.

Além disso, diminui a quantidade de adenosina, sendo esta substância relacionada com efeitos sedativos em nosso cérebro, que podem atrapalhar a atenção.

  • Diminui a sensação de fadiga mental

A fadiga mental também pode atrapalhar a nossa rotina, tarefas e afazeres. Porém, a cafeína é capaz de deixar a nossa mente mais alerta e com menos sensação de cansaço.

  • Produz neurotransmissores que promovem bem-estar

Alguns estudiosos apontam que a cafeína é capaz de liberar neurotransmissores que causam sensação de bem-estar e prazer. Por conta disso, pode ser utilizada para ter mais disposição ao longo do dia.

  • Pode ser visto como um leve anti-depressivo

Por conta das sensações de prazer, é possível que a cafeína também aja como um leve anti-depressivo, para aqueles dias em que não nos sentimos tão empolgados para as coisas.

  • Acelera a queima de gordura

Para quem quer emagrecer, a cafeína também eleva o metabolismo do organismo, fazendo com que a queima de gordura seja acelerada.

Malefícios da cafeína

Como nem tudo são flores, precisamos também pensar nos malefícios que o excesso de cafeína pode desencadear em nosso organismo. Afinal, como estamos falando de uma substância estimulante, o seu excesso pode desencadear efeitos nocivos para a saúde. Veja:

  • Insônia e ansiedade

Beber café demais, ou alguns chás com cafeína em excesso, além de deixar a mente muito alerta, pode também atrapalhar as suas noites de sono. Como consequência, essa falta de sono também pode ser a porta de entrada para crises de ansiedade, por exemplo.

  • Irritabilidade e hiperatividade

Além da ativação e maior disposição, a cafeína em excesso pode provocar quadros de irritabilidade e hiperatividade, que atrapalham inclusive as relações sociais.

  • Dores no estômago

O estômago pode sofrer principalmente se o excesso for de bebida extremamente quente. Mas mesmo quando o café é gelado a cafeína pode ocasionar efeitos nocivos para a saúde do órgão.

  • Vício

Por fim, é importante frisarmos que a cafeína também pode vir a ser um vício. Assim, a sensação de abstinência pode levar ao consumo cada vez maior, tornando o problema uma bola de neve.

Efeitos da cafeína no organismo precisam ser equilibrados

Agora que você entendeu os efeitos da cafeína no organismo, lembre-se sempre de manter um consumo adequado e equilibrado.

Isso porque todo excesso pode ser prejudicial, transformando-se em um vício, por exemplo. Portanto, consuma com consciência, ok? Assim você poderá usufruir dos benefícios da cafeína.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.