Como a alimentação influencia nos estudos?

Você já parou para pensar em como a alimentação influencia nos estudos? Quer entender como o que você come pode impactar no seu rendimento durante os exercícios acadêmicos?

Então não deixe de acompanhar este conteúdo de hoje! Nele discutimos um pouco sobre o quanto você pode usar a sua alimentação ao seu favor nos estudos. Vamos lá! 🙂

Como a alimentação influencia nos estudos?

O nosso corpo é o que comemos. Simples assim. Se nos alimentamos bem, nossas funções vitais podem trabalhar adequadamente. Além delas, também percebemos impactos em nossa saúde mental e no funcionamento do nosso cérebro, no que tange à concentração, ao foco, etc.

Sendo assim, é muito importante saber qual o melhor momento para comer (antes ou depois de estudar) de acordo com a sua fome, e quais alimentos podem ser aliados da sua aprendizagem.

Para saber mais sobre isso, veja os nossos apontamentos abaixo:

1- Alimentos açucarados podem aumentar o cansaço

Você sabia que os alimentos ricos em açúcares podem atrapalhar o nosso rendimento nas atividades acadêmicas?

Por isso dizemos que a alimentação influencia nos estudos! Afinal, quando comemos muitos doces tendemos a nos sentir mais cansados – e a fome pode aparecer mais cedo.

Portanto, se você quer aumentar a sua concentração e garantir bons resultados, foque em alimentos mais saudáveis e evite balas, chocolates, etc.

2- Alimentos pesados podem causar sono durante os estudos

Quem nunca se sentiu com um sono intenso depois de comer um grande prato de feijão? Pois é… Essa é outra forma que a alimentação influencia nos estudos. 

Podemos nos sentir muito cansados e indispostos quando consumimos alimentos pesados, uma vez que o foco do nosso corpo estará totalmente na digestão. Logo, se você quiser manter um bom rendimento nas suas atividades acadêmicas, experimente investir em uma alimentação mais leve antes e durante os estudos.

3- Ômega 3 e energéticos naturais impactam na memória e na concentração

Alimentos com gorduras boas, como ômega 3, podem ajudar a melhorar a nossa memória e o funcionamento do nosso cérebro de maneira natural. Por isso, se você quer usar a alimentação ao seu favor durante os estudos, inclua peixes, como o atum, na sua dieta e consuma ômega 3 por meio deles. 😉

E quanto aos alimentos que funcionam como energéticos naturais, como chá de canela, chá verde, café (em medidas saudáveis) e até mesmo chocolate amargo (70%), você pode investir neles para ter uma maior concentração.

Esses alimentos podem, inclusive, ser consumidos enquanto você estuda.

4- Alimentos que fornecem energia

E por falar em alimentos que impactam em nossa energia, além de consumir chás e bebidas que aumentam a concentração, também devemos apostar em possibilidades que tragam energia de maneira efetiva, inclusive para os músculos, por exemplo.

É o caso dos carboidratos encontrados em frutas, na aveia, etc. Esses alimentos leves e saudáveis podem ser consumidos antes ou durante os estudos, a fim de garantir muito mais motivação para as suas atividades.

 

Portanto, quando você pensar em como a alimentação influencia nos estudos, pense em como alimentos saudáveis são capazes de fazer você se sentir bem, mais ativo e focado. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.