Pandemia: 5 dicas para cuidar da saúde mental 

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o assunto ‘saúde mental’ ganhou espaço em praticamente todo âmbito social.

Além disso, com o avanço da vacinação, muitos colaboradores deverão retornar para o trabalho de maneira presencial, fato que tem gerado um grande estresse emocional. 

A volta de uma rotina no ambiente empresarial em uma nova realidade é fruto de incerteza para muitos indivíduos. 

Pesquisa com profissionais de RH no Brasil

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kenoby, com 488 profissionais de RH pelo Brasil, com o objetivo de entender como as empresas veem a questão da saúde mental de seus colaboradores. 

Em síntese, o estudo revelou que 93% dos funcionários acreditam que falta um olhar das empresas para o tema. 

A pesquisa também indica que 38,7% das corporações não dispõem de benefícios voltados para a melhora da saúde emocional e o bem-estar dos funcionários, mas estudam a possibilidade de adotá-los; 37,7% já incorporaram; e 23,6% ainda não têm e não colocou como prioridade para este ano.

Para a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama, a saúde mental também também está ligada aos valores, a resiliência e a flexibilidade, portanto, é necessário cada profissional conhecer seus valores para diferenciar o estresse criativo do estresse emocional.

“A clareza sobre os valores se faz necessária para saber diferenciar o estresse criativo do estresse emocional. O estresse criativo acontece quando estamos alinhados com nossos valores, e neste caso, o estresse fortalece, dá foco e gera aprendizado” diz a especialista.  

“Já o estresse emocional, acontece quando não estamos alinhados com os nossos valores, e por isso, gastamos muita energia física e emocional”, completa.

5 dicas para cuidar da saúde mental em tempos difíceis

Para ajudar os profissionais a cuidarem da saúde mental, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira, selecionou 5 dicas sobre como usar seus valores para promover saúde mental, veja abaixo!

  1. Tenha clareza sobre quais são seus valores e princípios para conseguir ser resiliente;
  2. Seja flexível até o limite de seus princípios na vida pessoal e profissional;
  3. Ter objetivos e metas definidas nos ajuda a tolerar o estresse necessário para evoluir;
  4. Aprenda a usar o estresse para sair da zona de conforto;
  5. Sentir-se parte de um propósito promove saúde mental.

E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Auxílio Brasil: entenda as modalidades do núcleo básico do programa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.