ALERTA GERAL para os brasileiros com MOTOS

Muitos brasileiros ainda não sabem, mas nem todas as motos precisam de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para serem conduzidas no país. Isso porque, a legislação de trânsito permite que alguns veículos, como ciclomotores e motos da categoria de bicicleta elétrica, sejam utilizados apenas com a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

Portanto, confira os cinco modelos mais comuns de ciclomotores que podem ser utilizados no país sem a necessidade da CNH.

Motos elétricas que não precisam da CNH

De acordo com as determinações da legislação, se enquadram nessa situação os veículos que possuem de 2 a 3 rodas, provido de motor a combustão ou elétrico, até 50 cc, cuja velocidade máxima não ultrapasse os 50 Km/h.  Confira quais são esse modelos:

Zero Luna

O modelo Zero Luna é um dos mais vendidos no país atualmente. O veículo em questão atende todos os critérios da legislação, se enquadrando no modelo de bicicleta elétrica. A saber, esse modelo é excelente para atender as necessidades de um curto trajeto, atingindo a velocidade máxima de até 40 km, com tempo de recarga entre 6 a 8 horas.  A Zero Luna é equipada com motor de 350W e bateria de chumbo ácido de 48V e 12Ah.

Caloi Mobylete elétrica

A Caloi Mobylete elétrica também é uma ótima opção para curtos trajetos e voltou a ser vendida no país recentemente. Essa versão é composta por motor de 350W e bateria bivolt de íon-lítio, 36V e 10Ah. A velocidade máxima alcançada por esse modelo é apenas 25 km e deve ser utilizada sob proteção de capacete no condutor do veículo.

Tailg Dyfly

Esse modelo também é classificado como uma bicicleta elétrica, no entanto, possui um design mais sofisticado. A Tailg Dyfly é composta por motor 350W, com bateria de chumbo ácido de 48V e 12Ah. A velocidade máxima desse modelo é de 45 km. Além disso, sua recarga pode variar entre 6 a 10 horas.

Loop K1

Apesar de ser menor, o modelo da Loop K1 é bastante resistente. A bicicleta elétrica suporta o peso de até 120kg, é dobrável e pode caber em qualquer lugar.

Tailg Júnior

A Tailg Júnior possui possui motor de 350-450W, com bateria de chumbo ácido de 48V e 12Ah e permite a velocidade máxima de até 37km. Sua recarga pode ser feita entre 4 e 8 horas.

Novo prazo para renovação da CNH

A Carteira Nacional da Habilitação (CNH) é um documento essencial para os brasileiros. Isso porque, sem a carteira, o cidadão não é considerado legalmente habilitado para conduzir um automóvel no país.

A saber, o Governo Federal lançou uma nova versão do documento recentemente. O novo modelo está disponível para os motoristas, no entanto, muitos têm dúvidas se é preciso trocar o documento ainda neste ano. Além disso, os prazos para renovar a CNH também foram alterados. Dessa forma, é de suma importância que os brasileiros se atentem às novas regras.

Prazos para renovar a CNH 

Após as mudanças no documento, o prazo para renovação também foi alterado, sendo divido por idade entre os condutores. Por esse motivo, é de extrema importância que os motoristas se atentem às novas regras, visto que se perderem o prazo, estarão com a CNH vencida.

De acordo com as novas regras, o sistema de renovação da CNH funciona assim:

  • Validade de 10 anos: para pessoas com até 49 anos;
  • Validade de 5 anos: para pessoas com idade entre 50 e 69 anos;
  • Validade de 3 anos: para pessoas com idade a partir de 70 anos

A CNH deve ser renovada em 2023?

A princípio, a renovação da CNH será de forma gradual. Portanto, a sua obrigatoriedade não é instantânea. Assim, aqueles que possuem o modelo anterior da carteira poderá utilizá-lo até o fim da sua validade.

Logo, a emissão da nova CNH será necessária:

  • Quando condutores forem renovar a habilitação, devido ao vencimento da CNH;
  • No momento da emissão da carteira;
  • Caso haja necessidade alterar alguma informação que consta no documento;
  • Em casos nos quais será preciso adicionar uma nova categoria;
  • Em casos de reabilitação do condutor; e
  • Quando o condutor desejar substituir a CNH pela habilitação estrangeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.