Além do Bolsa Família: veja projetos do Governo para este ano

De acordo com informações de bastidores, Governo Federal deverá lançar uma série de novos projetos sociais além do Bolsa Família

O Governo Federal deverá começar os pagamentos do seu novo Bolsa Família a partir do próximo mês de novembro. A ideia do Palácio do Planalto é que o projeto fique bem maior do que a atual versão. Essa é uma informação que quase todo mundo já sabe. O que pode surpreender muita gente é que esse não é o único programa que deverá entrar em cena este ano.

De acordo com o Ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, o Governo Federal está trabalhando em uma série de projetos sociais para este ano ainda. A ideia até aqui é anunciar todos eles de uma só vez. Ao todo, não se sabe quanto cada um desses programas poderia pagar. Além disso, também não se sabe quantos usuários poderiam fazer parte dessas ideias.

Um desses programas deverá pagar uma bolsa exclusivamente para jovens. Trata-se do Bônus de Inclusão Produtiva (BIP). A ideia é que jovens que não estão nem estudando nem trabalhando possam ganhar uma espécie de salário pago metade pelo Governo e metade por uma grande empresa. Em troca, essa pessoa teria que trabalhar nessa companhia.

Outro projeto que se parece muito com esse deve ajudar jovens e idosos que queiram trabalhar em prefeituras pelo país. A ideia é que as autoridades municipais dividam os custos dos pagamentos dos salários com o Governo Federal. O objetivo aqui é que as prefeituras contratem mais pessoas de faixas etárias que não costuma contratar.

O poder executivo também está avaliando a necessidade de criação de uma espécie de Vale-gás nacional. Existe um programa para inserir essa ideia dentro do novo Bolsa Família. No entanto, alguns membros do Governo Federal querem transformar essa possibilidade em um projeto solo. A ideia é ajudar as famílias que precisam do dinheiro para comprar o botijão de gás.

Definições além do Bolsa Família

Ao ler esse artigo, você pode acabar ficando curioso para saber uma série de informações. Afinal, quando começam as inscrições? Quanto o governo vai pagar em cada um desses projetos? Quem são as pessoas que podem se inscrever?

No entanto, o fato é que nem o Governo Federal sabe as respostas para a maioria dessas perguntas até aqui. É que eles ainda estão debatendo a melhor maneira de colocar esses benefícios em cena. Por isso, eles querem agir com cautela.

O problema é que o tempo está passando. O mês de setembro chegou e o Governo Federal ainda não deu definições importantes sobre quase nenhum desses benefícios. Dentro do Palácio do Planalto a regra é tentar correr com essas respostas.

O que não vai seguir

Se, por um lado, alguns projetos sociais deverão entrar em cena ainda este ano, outros programas deixaram de existir também em 2021. Pelo menos essa é a expectativa do Governo Federal neste momento.

O Auxílio Emergencial, por exemplo, está fazendo neste momento os seus últimos pagamentos. De acordo com o calendário oficial do projeto, faltam apenas mais dois repasses. O benefício deve chegar ao fim de novembro.

Além disso, a atual versão do Bolsa Família também está terminando. O programa deve fazer seu último pagamento também no próximo mês de outubro. Pelo menos esse é o objetivo do Governo Federal até este momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.