Agir por impulso: Como evitar esse tipo de comportamento

Agir por impulso é muito arriscado e pode provocar efeitos danosos em diversas esferas de nossas vidas.

Quando falamos algo sem pensar, podemos magoar alguém que amamos, ou simplesmente passar a informação errada que, mais tarde, provocará efeitos negativos.

Da mesma forma, atitudes impensadas podem provocar prejuízos materiais, psicológicos e físicos, causando um verdadeiro “desastre” em nossa saúde mental.

Portanto, buscar formas de manter o equilíbrio e minimizar as atitudes impulsivas é um passo imprescindível para ter mais qualidade de vida. A seguir, explanamos algumas dicas que podem lhe ajudar.

Como não agir por impulso?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltarmos que como estamos falando de algo subjetivo (a impulsividade é diferente em cada pessoa), não podemos lhe passar uma  “receita” de como diminuir as atitudes impulsivas. Mas sim, podemos lhe dar alguns apontamentos que, se levados a sério, podem lhe ajudar a lidar melhor com as suas emoções. Lembre-se disso, ok?

Agora veja as nossas considerações sobre o tema:

1- Sempre que estiver prestes a falar ou fazer algo, recue um pouco

Você percebeu que está sentindo uma forte emoção? Como raiva, medo, felicidade, tristeza, alegria, ou qualquer outra? Então é hora de dar uma “recuada” na sua ação. Não deixe com que alguma dessas emoções comandem as palavras que saem da sua boca ou as atitudes que saem das suas mãos.

Espere um momento antes de agir. Respire fundo e distraia a sua mente. Assim você conseguirá analisar a situação com mais calma, pautando-se na racionalidade.

2- Saiba enxergar o longo prazo das suas ações

Quando você precisar tomar uma decisão importante, tente enxergar as consequências das suas ações. Para isso, considere o longo prazo como uma métrica indispensável da sua autoanálise. Isso lhe ajudará a ter uma visão mais aprofundada das suas ações, diminuindo as chances de você agir por impulso.

3- Jamais tome decisões quando perceber que as emoções estão “comandando”

Novamente frisamos a importância de praticar o autoconhecimento e assim perceber quando as suas emoções estão falando mais alto. Nunca, em hipótese alguma, permita que uma ação importante ou decisão difícil sejam postas em prática quando as suas emoções não estiverem equilibradas.

Afinal, agir por impulso é justamente se deixar levar pelo o que o “coração” está dizendo naquele momento.

4- Tenha um diário (em áudio ou em texto) para falar sobre seus sentimentos

Você sabia que escrever ou falar para si mesmo sobre as emoções e sentimentos podem lhe ajudar a diminuir a impulsividade? Isso porque você conseguirá “pôr para fora” o que está lhe angustiando, e assim, poderá ler o que você escreveu, ou ouvir o que foi dito, analisando a sua maneira de agir. Logo, perceberá quando determinada atitude é impulsiva ou não, além de que poderá avaliar com mais racionalidade o que vem acontecendo.

Por isso, antes de simplesmente despejar a sua frustração em alguém, escreva sobre esse sentimento. Coloque tudo no papel, sem censura. Depois, leia e veja o quanto determinadas coisas podem parecer impulsivas. Assim você evita de logo falar o que pensa, passando este pensamento por um “filtro”: o seu diário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.