Caixa libera mais uma rodada de saque do auxílio emergencial; veja quem recebe

Esta quarta-feira (2) marca a liberação do saque do Auxílio Emergencial para mais um grupo de beneficiários. Desta vez é a hora dos trabalhadores informais que nasceram no mês de março. Eles podem ir para o banco para tirar a quantia no caixa eletrônico.

De acordo com o calendário oficial do Auxílio Emergencial, esses valores estão na conta das pessoas que nasceram em março desde o último dia 19 de maio. No entanto, de acordo com as regras do programa, eles só podiam movimentar o dinheiro via aplicativo Caixa Tem.

Dessa forma, eles só podiam realizar algumas atividades como pagamentos de boletos e algumas compras online, por exemplo. Além disso, eles também poderiam optar por usar maquininhas de alguns estabelecimentos que estão aceitando o dinheiro do Auxílio.

No entanto, eles não podiam fazer nada além disso. Então é fato que a liberação dessa quantia em espécie acaba sendo uma ajuda para muita gente. Quem não usou nenhuma parte do dinheiro de forma digital, por exemplo, pode tirar o montante de forma completa agora.

Ainda de acordo com a Caixa, as pessoas que recebem nesta quarta (2) são aquelas que se inscreveram no Auxílio Emergencial pelo aplicativo oficial do programa. Além disso, também podem tirar o dinheiro aqueles que estão no Cadúnico mas não recebem o Bolsa Família.

Data de saque

Vale lembrar que o Auxílio Emergencial segue uma lógica de calendários diferentes para os informais. São duas datas para cada pagamento. A primeira é a liberação do dinheiro de forma digital. Nesse primeiro momento os trabalhadores só podem movimentar a quantia de forma digital.

A segunda data é a liberação do saque. E é justamente isto o que está acontecendo nesta quarta (2) para as pessoas que nasceram em março. Normalmente, esse intervalo entre a primeira liberação e a segunda costuma durar algo em torno de uma semana e meia ou duas semanas a depender do caso.

Quem está recebendo o Auxílio Emergencial por meio do Bolsa Família não segue essa lógica. De acordo com as informações oficiais, eles só seguem o calendário que seguiam antes no programa anterior. Então para essas pessoas o que muda mesmo é o valor. As datas seguem as mesmas.

Auxílio Emergencial

O Auxílio Emergencial deste ano está pagando quatro parcelas de valores que variam entre R$ 150 e R$ 375. Então estamos falando de um benefício notadamente menor do que aquele que vimos durante o ano passado. O Governo argumenta que teve que diminuir o tamanho do programa por uma questão de respeito com as contas públicas.

De acordo com as informações oficiais, além do valor, o projeto está chegando na casa de menos gente agora. Em 2020, estima-se que cerca de 70 milhões de brasileiros receberam o Auxílio. Agora, esse número caiu para cerca de 39 milhões de pessoas.

Apesar da queda no valor e no número de beneficiários, o Governo avalia a possibilidade de aumentar a quantidade de parcelas do programa. O próprio Ministro da Economia, Paulo Guedes, vem dizendo que essa possibilidade existe. No entanto, ainda não há uma confirmação oficial sobre isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.